Notícias

03/09/24 // Press Releases

Lactalis anuncia investimento e firma raízes no Rio Grande do Sul

A Lactalis Brasil investirá R$ 100 milhões em suas unidades no Rio Grande do Sul. Os recursos serão pulverizados entre as cinco fábricas localizadas em Teutônia, Tapera, Três de Maio, Santa Rosa e Ijuí e foram anunciados nesta quinta-feira (29/08) durante a Expointer 2024. O aporte é mais um entre os efetivados nos últimos anos […]

ler matéria
25/07/24 // Press Releases

Batavo vence prêmio Melhores Escolhas da Boa Forma

O Iogurte Grego Tradicional da Batavo venceu o prêmio Melhores Escolhas de Wellness| – Os Melhores Produtos do Mercado na categoria Melhor Iogurte pela Boa Forma. O diretor de Marketing da Batavo, Raphael Cumplido, irá representar a Lactalis Brasil na premiação que ocorrerá nesta quinta-feira (25/07) no Casacor, em São Paulo (SP), com um coquetel […]

ler matéria
21/05/24 // Press Releases

Lactalis distribui água em supermercados gaúchos

  A Lactalis Brasil ganhou um novo apoio para distribuir água potável aos gaúchos atingidos pelas enchentes. As redes supermercadistas ligadas à Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) estão garantindo maior ramificação na distribuição gratuita dos produtos. O envase foi realizado na fábrica de Teutônia (RS), no Vale do Taquari, região pela qual iniciaram as entregas. […]

ler matéria
10/05/24 // Press Releases

Lactalis amplia campanha e envasa 2 milhões de litros de água para o RS

A Lactalis Brasil ampliou sua campanha de apoio às comunidades atingidas pela enchente no Rio Grande do Sul. Frente à necessidade por água potável, o volume envasado para distribuição foi duplicado, e deve atingir 2 milhões de litros distribuídos. A empresa está envasando água nas embalagens plásticas e acartonadas que geralmente carregam leite. O processo […]

ler matéria
07/05/24 // Press Releases

Lactalis envasa água, acolhe colaboradores e prepara doações

Para atender à demanda de água potável nas comunidades atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, a Lactalis Brasil está envasando emergencialmente água em embalagens plásticas e acartonadas, que normalmente carregam leite. Mais de 1 milhão de embalagens serão distribuídas a partir da unidade de Teutônia, no Vale do Taquari, localidade onde a empresa […]

ler matéria
18/04/24 // Press Releases

RESULTADOS ANUAIS 2023

Apesar da crise no cenário econômico mundial, a empresa avança ligeiramente em seus resultados – O volume de negócios da Lactalis cresceu 4,3% em 2023, atingindo 29,5 bilhões de euros. Impulsionada por um crescimento orgânico, a Lactalis continua a ser uma das 10 maiores empresas da indústria alimentícia do mundo. A França segue como principal […]

ler matéria
08/03/24 // Press Releases

Caixinhas de leite abrem denúncias de violência no Interior do Brasil

Os QR Codes estampados em caixinhas de leite das marcas Elegê, Itambé, Batavo e Parmalat resultaram em 225 denúncias de violência à mulher nos últimos 12 meses. Destas, 80,9% tratavam-se de ocorrências de média ou alta gravidade e 38% foram cadastradas como primeiro contato dessas vítimas com um sistema de apoio. Muitos dos pedidos de […]

ler matéria
28/11/23 // Press Releases

Lactalis ganha prêmio Agas 2023 na categoria de Melhor Fornecedor de Iogurtes

A Lactalis ganhou o prêmio da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS) 2023 na categoria de Melhor Fornecedor de Iogurtes. O evento premiou 36 categorias e ocorreu na noite de segunda-feira (27/11), no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre. A 40° edição teve seus eleitos escolhidos por representantes das 250 maiores empresas supermercadistas do Rio Grande […]

ler matéria
16/11/23 // Press Releases

Batavo Pense Zero é Triplo Zero e 1000% sabor

Nova campanha começa em novembro em capitais brasileiras e valoriza o sabor típico da Holandesa Focada em garantir nutrição balanceada, sabor e praticidade, a Batavo investe no potencial da linha Pense Zero. A marca lança, neste mês de novembro, sua nova campanha publicitária, valorizando o conceito triplo zero: Zero Açúcar + Zero Gordura + Zero […]

ler matéria
10/11/23 // Press Releases

LACTALIS INAUGURA FÁBRICA, ELEVA CAPTAÇÃO DE LEITE EM MINAS GERAIS E FORTALECE AÇÃO NO BRASIL

Uberlândia, 9 de novembro de 2023 – Com um investimento de R$ 100 milhões, a Lactalis do Brasil inaugurou sua nova queijaria em Uberlândia (MG) nesta quinta-feira (9/11) com a presença do Vice-Presidente, Geraldo Alckmin, políticos e autoridades. O projeto fortalece a política de investimento do grupo no Brasil. Desde que chegou ao país, em […]

ler matéria
07/11/23 // Press Releases

LACTALIS DO BRASIL INAUGURA QUEIJARIA EM UBERLÂNDIA E AMPLIA PRODUÇÃO DE MANTEIGAS

Uberlândia, 7 de novembro de 2023 – A Lactalis do Brasil inaugurará, nesta quinta-feira (9/11), uma nova fábrica de queijos no Distrito Industrial de Uberlândia, Minas Gerais (MG). Foram investidos R$ 100 milhões na construção da queijaria, contígua à fábrica da Itambé, sua subsidiária integral, que já operava com produção de leite em pó e […]

ler matéria
01/11/23 // Press Releases

Empresa assume fabricação de produtos refrigerados Nestlé no Brasil

Quarta-feira, 01 de novembro de 2023 – A Lactalis do Brasil anuncia, hoje, a conclusão da aquisição da DPA Brasil (Dairy Partners America), joint venture criada entre a Fonterra e a Nestlé. Com o closing da negociação, iniciada em dezembro de 2022 e aprovada pelo CADE em 11 de outubro deste ano, a empresa de […]

ler matéria
20/10/23 // Press Releases

Lactalis faz 90 anos, lança propósito global e compromisso de carbono neutro até 2050

Empresa define “Nutrir o Futuro” como seu propósito e apresenta 7 pilares de desenvolvimento global e social Empresa familiar de origem francesa, a Lactalis completa 90 anos neste dia 19 de outubro de 2023 com o anúncio de um plano global focado em “Nutrir o futuro”. O propósito foi apresentado em evento em Laval, na […]

ler matéria
11/10/23 // Releases

Cade autoriza acordo e Lactalis assumirá DPA

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) autorizou a aquisição pela Lactalis do Brasil da DPA Brasil (Dairy Partners America), joint venture criada entre a Fonterra e a Nestlé. A liberação veio na tarde desta quarta-feira (11/10/2023), dez meses após o anúncio de intenção de negócio realizado em dezembro de 2022 e deve garantir que […]

ler matéria
10/10/23 // Press Releases

Parmalat Whey Fit apresenta time de atletas medalhistas para inspirar milhões de pessoas

Ginasta Rebeca Andrade, canoísta Isaquias Queiroz e a tenista Luisa Stefani são os primeiros integrantes da Jornada pela saúde e bem-estar São Paulo, outubro de 2023 – A Parmalat Whey Fit, linha de bebidas e suplementos proteicos da Parmalat, dá início, neste mês de outubro, ao recrutamento de seu time de atletas: a ginasta Rebeca […]

ler matéria
08/09/23 // Press Releases

Lactalis mantém coleta e realiza doação

Com operações fabris no Vale do Taquari, a Lactalis do Brasil manteve, ao longo dos últimos dias, a captação de leite nas propriedades rurais na região. Apesar de algumas estradas estarem interditadas em função das inundações, o diretor de Comunicação Externa, Assuntos Regulatórios e Corporativos na Lactalis do Brasil, Guilherme Portella, informa que rotas alternativas […]

ler matéria
03/09/23 // Press Releases

Bem-estar animal e maior compreensão das vacas é o foco da Lactalis do Brasil

Entender as vacas é o caminho para a garantia do bem-estar animal dentro das fazendas leiteiras. E para isso, destaca o professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e coordenador do canal Traduzindo Vacas, Marcelo Cecim, é preciso estar sempre de olho nos sinais dados por elas. “Uma vaca feliz é uma vaca que […]

ler matéria
31/05/23 // Press Releases

Futuro do Leite é Verde

Depois da implementação de sistemas sustentáveis de manejo de dejetos e de bem-estar animal, é a vez de o produtor de leite olhar para uma nova e potente tendência: o mercado de créditos de carbono. Apesar de ainda estar distante da maior parte das propriedades rurais brasileiras, já se estuda meios de quantificar as emissões […]

ler matéria
CONTATO
Assessoria de Imprensa - Jardine Agência de Comunicação
RELACOES COM A IMPRENSA LACTALIS DO BRASIL

Lactalis anuncia investimento e firma raízes no Rio Grande do Sul

03/09/24
Crédito: Matheus Duboc/44meia
Junico (1)

A Lactalis Brasil investirá R$ 100 milhões em suas unidades no Rio Grande do Sul. Os recursos serão pulverizados entre as cinco fábricas localizadas em Teutônia, Tapera, Três de Maio, Santa Rosa e Ijuí e foram anunciados nesta quinta-feira (29/08) durante a Expointer 2024. O aporte é mais um entre os efetivados nos últimos anos pela empresa, que gera quase 4 mil empregos diretos em solo gaúcho. Desde que chegou ao Rio Grande do Sul, em 2015, a Lactalis já investiu R$ 452 milhões na ampliação de suas operações industriais no Estado.
Ao lado de três mil famílias produtoras de leite, a Lactalis Brasil está comprometida com o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Segundo o CEO da Lactalis Brasil, Roosevelt Júnior, a ideia é gerar um movimento positivo na economia de centenas de municípios gaúchos e impacto na vida de milhares de pessoas. “A Lactalis está comprometida com o produtor gaúcho. Contribuímos com tecnologia no campo, gestão das propriedades e insumos de alta qualidade que permitem maior produtividade e renda no campo”, salientou.
Alinhada a seu objetivo de levar desenvolvimento a diferentes regiões onde atua, a Lactalis está lançando nesta Expointer a websérie Caminhos do Leite, com quatro episódios que apresentarão a realidade dos produtores gaúchos. O primeiro episódio, que vai ao ar nesta quinta-feira, apresenta a trajetória do leite da prateleira ao campo. “O produto que o consumidor compra no supermercado carrega o trabalho e a dedicação de muitas famílias e pessoas. Carrega o amor de quem produz e que, ao nosso lado, escreve a história do setor leiteiro gaúcho”, completou Roosevelt. O primeiro filme da série traz a história da família Grave, de Quinze de Novembro. Na propriedade da família, a prioridade é a união. Rosnei Grave trabalha na fazenda que herdou dos pais e ensina às filhas o valor do leite. Outro exemplo de quem sabe o valor de seu trabalho é o clã Dreyer, de Selbach. Na propriedade capitaneada por Luís Carlos Dreyer, não foram poucas as dificuldades enfrentadas ao longo dos anos. Depois de anos trabalhando na cidade, ele e a esposa Cristiane Dreyer voltaram ao campo para tocar a produção e tiveram na Lactalis o parceiro ideal para reerguer o negócio da família.

 

Crédito da foto: Matheus Duboc / 44meia

Batavo vence prêmio Melhores Escolhas da Boa Forma

25/07/24
LACTALIS_WELLNESS

O Iogurte Grego Tradicional da Batavo venceu o prêmio Melhores Escolhas de Wellness| – Os Melhores Produtos do Mercado na categoria Melhor Iogurte pela Boa Forma. O diretor de Marketing da Batavo, Raphael Cumplido, irá representar a Lactalis Brasil na premiação que ocorrerá nesta quinta-feira (25/07) no Casacor, em São Paulo (SP), com um coquetel e a entrega de troféu.

O resultado foi determinado a partir da opinião do público e dos seguintes especialistas: Bianca Vilela, mestre em Fisiologia do Exercício; Cynthia Antonaccio, mestre em nutrição; Ramiele Calmon, nutricionista; e a plataforma de nutricionistas Time Equilibrium Latam. Baseados em valores nutricionais e benefícios para a saúde, sem deixar de fora o sabor, foram três etapas até o resultado final: indicação de especialistas na área para o melhor produto de cada categoria, testes feitos pela redação para afunilar em até cinco finalistas e votação aberta para o público escolher o favorito.

Lactalis distribui água em supermercados gaúchos

21/05/24
Crédito: Carolina Jardine

 

A Lactalis Brasil ganhou um novo apoio para distribuir água potável aos gaúchos atingidos pelas enchentes. As redes supermercadistas ligadas à Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) estão garantindo maior ramificação na distribuição gratuita dos produtos. O envase foi realizado na fábrica de Teutônia (RS), no Vale do Taquari, região pela qual iniciaram as entregas. No final de semana passado, vários supermercados da Capital, incluindo as redes Zaffari e Asun, já contaram com a oferta de garrafinhas de água a seus clientes.
A Lactalis Brasil envasou 2 milhões de litros de água em embalagens plásticas e acartonadas, que normalmente carregam leite. A ação contou com apoio da PackSeven, LogoPlaste, Converplast, Tetra Pak e Adami S/A. O projeto, denominado “Todos Pelo Rio Grande – Lactalis Forte & Responsável”, ainda inclui uma campanha de doações em que, para cada R$ 1,00 doado por meio do PIX 140494670001-30, a Lactalis colocará novo aporte de igual quantia com limite de R$ 400 mil. O valor será revertido para os colaboradores que tiveram suas casas devastadas. A Lactalis também realizou a antecipação do pagamento do 13º salário aos funcionários desabrigados ou em dificuldades em razão das cheias.  A empresa  ainda doou  20 mil litros de leite para garantir a alimentação dos desabrigados.
De acordo com o diretor de Comunicação, CSR e Assuntos Regulatórios da Lactalis Brasil, Guilherme Portella, as fábricas estão em operação e o leite sendo captado no campo. “Nosso compromisso é seguir produzindo para garantir renda no campo e na cidade e, acima de tudo, a alimentação do brasileiro”, salientou Portella.

Lactalis amplia campanha e envasa 2 milhões de litros de água para o RS

10/05/24
Crédito: Rodrigo Brune

A Lactalis Brasil ampliou sua campanha de apoio às comunidades atingidas pela enchente no Rio Grande do Sul. Frente à necessidade por água potável, o volume envasado para distribuição foi duplicado, e deve atingir 2 milhões de litros distribuídos. A empresa está envasando água nas embalagens plásticas e acartonadas que geralmente carregam leite. O processo ocorre na unidade de Teutônia (RS) em paralelo à produção de leite UHT, que segue normalmente. A ação, denominada “Todos Pelo Rio Grande – Lactalis Forte & Responsável”, é uma iniciativa da Lactalis Brasil com apoio de PackSeven, LogoPlaste, Converplast, Tetra Pak e Adami S/A. “Essa é uma iniciativa emergencial de apoio às comunidades gaúchas que se soma a um grande esforço coletivo da empresa e de seus colaboradores de reconstruir o que a chuva levou. Será um trabalho de longo prazo e estaremos junto a nossos funcionários, das prefeituras e do governo do Estado de forma a fortalecer as comunidades locais, um dos preceitos da Lactalis em todos os países onde atua”, pontuou o diretor de Comunicação, CSR e Assuntos Regulatórios da Lactalis Brasil, Guilherme Portella.
A campanha Todos Pelo Rio Grande – Lactalis Forte & Responsável  também prevê a doação de 20 mil litros de leite no Vale do Taquari e Região Metropolitana de Porto Alegre e uma campanha de arrecadação. Para cada R$ 1,00 doado por meio do PIX 140494670001-30, a Lactalis colocará novo aporte de igual quantia com limite de R$ 400 mil. O valor será revertido para os colaboradores que tiveram suas casas devastadas. Portella informa que a empresa também antecipou o pagamento do 13º salário para colaboradores atingidos pela enxurrada.

Lactalis envasa água, acolhe colaboradores e prepara doações

07/05/24
Crédito: Carolina Jardine

Para atender à demanda de água potável nas comunidades atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, a Lactalis Brasil está envasando emergencialmente água em embalagens plásticas e acartonadas, que normalmente carregam leite. Mais de 1 milhão de embalagens serão distribuídas a partir da unidade de Teutônia, no Vale do Taquari, localidade onde a empresa tem uma de suas maiores indústrias no Rio Grande do Sul. A ação tem apoio da PackSeven, LogoPlaste, Converplast e Tetra Pak. Com dezenas de funcionários atingidos pela calamidade climática, a Lactalis está desde a sexta-feira passada (3/5) com atendimento 24h aos funcionários e colaboradores. O socorro está sendo prestado também aos produtores de leite.
De acordo com o diretor de Comunicação, CSR e Assuntos Regulatórios da Lactalis Brasil, Guilherme Portella, as fábricas estão em operação, e todo o leite possível segue sendo captado no campo para garantir abastecimento da população e minimizar perdas financeiras para as comunidades atingidas, em especial aos produtores de leite que seguem com seus animais em coleta.
Alinhada com sua razão de agir de Nutrir o Futuro, a Lactalis também deu início ao projeto “Todos Pelo Rio Grande – Lactalis Forte & Responsável”. Pela campanha, para cada R$ 1,00 doado por meio do PIX 140494670001-30, a Lactalis colocará novo aporte de igual quantia com limite de R$ 400 mil. O valor será revertido para os colaboradores que tiveram suas casas devastadas. A Lactalis também anunciou antecipação do pagamento do 13º salário aos funcionários desabrigados ou em dificuldades em razão das cheias. “O Rio Grande do Sul é muito importante para a Lactalis, e estamos junto das comunidades no socorro às vítimas e ficaremos ao lado das famílias para a reconstrução de nossas cidades e do Estado”, frisou.
A Lactalis também está preparando cargas de doação de leite UHT e alimentos lácteos para distribuição assim que houver condição de trânsito. Neste primeiro momento, 20 mil litros de leite estão sendo doados no Vale do Taquari e região metropolitana de Porto Alegre.

RESULTADOS ANUAIS 2023

18/04/24
logotipo_lactalis_global

Apesar da crise no cenário econômico mundial, a empresa avança ligeiramente em seus resultados

– O volume de negócios da Lactalis cresceu 4,3% em 2023, atingindo 29,5 bilhões de euros. Impulsionada por um crescimento orgânico, a Lactalis continua a ser uma das 10 maiores empresas da indústria alimentícia do mundo. A França segue como principal mercado do Grupo, seguida pelos Estados Unidos, Canadá, Itália e Brasil.

– O lucro líquido foi de 428 milhões de euros, 1,45% do volume de negócios (frente a 1,36% em 2022). Isto representa um ligeiro aumento, mas não um retorno ao nível pré-inflação.

– Apesar de um contexto global imprevisível marcado pela inflação persistente e pela erosão dos preços mundiais, a Lactalis continuou a inovar e redobrou os seus esforços para manter o seu dinamismo no mercado de produtos lácteos. O Grupo investiu mais de 920 milhões de euros para desenvolver novos produtos, modernizar as suas fábricas e reduzir o seu impacto ambiental.

Apesar de um cenário global complexo de inflação persistente e desaceleração econômica, a Lactalis alavancou o seu modelo de negócio robusto e marcas icônicas para manter sua trajetória de crescimento. No entanto, o ano de 2023 ficou marcado por uma mudança no comportamento de compra dos consumidores, refletida em queda nos volumes de vendas e demanda específica por marcas próprias – em detrimento das marcas nacionais (especialmente na Europa).

No entanto, os produtos Lactalis resistiram bem graças à sua qualidade e preços acessíveis. Os consumidores mostraram sua preferência pelas marcas do Grupo como Président, Galbani, Parmalat, Itambé, Lactel e Icim (entre outras). Além disso, a conclusão da integração das atividades da Kraft Natural Cheese, aliada à inflação, teve um impacto positivo na rentabilidade do Grupo.

O volume de negócios da Lactalis 2023 aumentou 4,3% em relação ao ano anterior, para 29,5 bilhões de euros. O resultado atual foi de 1,351 bilhão de euros e o lucro líquido consolidado, de 428 milhões de euros (1,45% do volume de negócios). Este ligeiro aumento em comparação com 2022 (1,36% do volume de negócios em 2022) foi impulsionado pelo crescimento orgânico e pelo fortalecimento contínuo da Lactalis na América do Norte. A dívida do Grupo continua a diminuir e situa-se em 5,985 bilhões de euros.

O compromisso e a experiência da Lactalis permitiram ao Grupo manter a sua posição como uma das 10 maiores empresas da indústria alimentar do mundo. A França continua sendo o principal mercado, seguida por Estados Unidos, Canadá, Itália e Brasil. A Lactalis segue consolidando sua expansão no continente americano com aquisições estratégicas concluídas em 2023, como Marie Morin Canadá e DPA (Dairy Partners of America) no Brasil.

Ao anunciar o seu propósito e razão de agir em 2023, a Lactalis também divulgou a sua visão e apresentou claramente o que pretende no futuro: “nutrir um futuro responsável, comprometendo-se a fornecer os melhores produtos lácteos possíveis, a apoiar o crescimento de cada um, em parceria com os territórios locais.” A Lactalis emprega hoje mais de 85,5 mil funcionários, trabalhadores de laticínios e queijeiros em 51 países e continua a fortalecer o seu impacto econômico e social positivo em todas as regiões onde opera.

Em 2023, a Lactalis continuou a inovar e redobrou os seus esforços para enfrentar os desafios do processamento de laticínios, investindo mais de 920 milhões de euros para desenvolver novos produtos, modernizar as suas fábricas de laticínios e queijarias e reduzir o seu impacto ambiental. Em particular, o Grupo concluiu a modernização total da sua fábrica de Camembert Président em Domfront, na Normandia, e intensificou os seus investimentos no Canadá e nos Estados Unidos. A expansão também ocorreu com os produtos lácteos na Europa, onde a Lactalis continua a investir em países como Bélgica, Itália, Grécia e Romênia. Também registra-se crescimento externo no setor dos queijos de qualidade com a aquisição da empresa italiana Ambrosi.

Na pauta ambiental, a Lactalis acelerou o seu planejamento para atingir as metas estabelecidas para a redução do seu impacto, dando prioridade ao combate às alterações climáticas. Em 2023, o Grupo investiu mais de 150 milhões de euros na descarbonização das suas instalações industriais e alcançou uma redução de 15,6% em todas as suas emissões de âmbito 1 e 2 em termos absolutos face a 2019 (com uma meta de -25% até 2025). A Lactalis também continuou o seu compromisso com uma economia mais circular: 83,8% das suas embalagens são concebidas para serem recicláveis (atingiremos 100% em 2025).

“Em 2023, um ano marcado pela inflação, pelo seu impacto no poder de compra e pelos preços mundiais desfavoráveis, a rentabilidade do Grupo permaneceu fraca. As equipes da Lactalis permaneceram, no entanto, focadas em alcançar um crescimento rentável e responsável neste ambiente difícil. O Grupo intensificou os seus esforços para desenvolver a sua oferta de produtos lácteos, inovando em mercados dinâmicos e continuando a oferecer aos consumidores produtos de alta qualidade a preços acessíveis. Fiéis ao nosso propósito, olhamos resolutamente para o futuro, movidos pela nossa paixão coletiva pelos produtos lácteos e pelo compromisso de passar nosso know-how aos demais agentes do setor”, afirma Emmanuel Besnier, presidente da Lactalis.

Sobre Lactalis
Líder mundial em laticínios, a Lactalis é uma empresa familiar francesa fundada em Laval em 1933 com uma única missão: nutrir um futuro responsável, comprometendo-se a fornecer os melhores produtos lácteos possíveis, para apoiar o crescimento de todos e de cada um, em parceria com os territórios locais. Presentes em 51 países e em 270 queijarias e laticínios em todo o mundo, seus 85.500 funcionários agregam valor ao leite em todas as suas formas: queijos, leite, iogurte, manteiga e creme, ingredientes lácteos e nutrição. No centro da vida cotidiana de milhões de famílias, o Grupo Lactalis oferece produtos sob marcas icônicas como Président, Galbani, Parmalat e Leerdammer e, como líder mundial em DOP, está empenhado compartilhar seu know-how com o setor de laticínios.

Imprensa Lactalis
Valérie Le Chevillier, Diretora de Comunicação do Grupo e França: valerie.lechevillier@fr.lactalis.com

Alexandra Vickery, Chefe de Conteúdo, Coordenação Internacional e Relações com a Imprensa:
alexandra.vickery@fr.lactalis.com

Albane Branchu, gerente de comunicações corporativas:
albane.branchu@fr.lactalis.com

Guilherme Portella, diretor de Comunicação, CSR e Assuntos Regulatórios da Lactalis do Brasil
guilherme.portella@br.lactalis.com

Caixinhas de leite abrem denúncias de violência no Interior do Brasil

08/03/24
IMG_1198

Os QR Codes estampados em caixinhas de leite das marcas Elegê, Itambé, Batavo e Parmalat resultaram em 225 denúncias de violência à mulher nos últimos 12 meses. Destas, 80,9% tratavam-se de ocorrências de média ou alta gravidade e 38% foram cadastradas como primeiro contato dessas vítimas com um sistema de apoio. Muitos dos pedidos de socorro têm origem em municípios do Interior do Brasil, áreas onde não há delegacias especializadas em crimes contra a mulher em operação. Houve, inclusive, caso de mulher que encontrava-se em situação de cárcere privado e foi socorrida por meio da caixinha. 

Ao completar um ano do projeto e 365 milhões de embalagens produzidas com o canal de denúncia, Lactalis Brasil e Justiceiras anunciam, nesta sexta-feira (8/3), Dia Internacional da Mulher, a prorrogação do uso do “botão de pânico” nas embalagens de leite UHT. “Os resultados indicam que há um grupo de mulheres brasileiras sofrendo em silêncio e que encontraram nas caixinhas um canal aberto de apoio no seu dia a dia”, destaca Patrick Sauvageot, presidente da Lactalis para o Brasil e Cone Sul.

Segundo a advogada especialista nos Direitos das Mulheres, ex-promotora de Justiça e idealizadora do projeto, Gabriela Manssur, os dados mostram a força democrática do leite, que atinge locais onde o sistema formal de denúncias não chega. “As caixinhas são acesso à Justiça. Seja no interior, seja na cidade, a caixa de leite está na cesta básica e agora também está na casa de milhares de mulheres brasileiras, milhares de famílias como uma estratégia de luta, prevenção, conscientização e combate à violência contra mulheres. A violência contra as mulheres existe, sim, e você pode pedir ajuda! O projeto Justiceiras estará ao seu lado”, disse Gabriela Manssur.

O QR Code estampado nas caixinhas dá acesso a um canal de denúncias exclusivo e que aciona uma rede de apoio multidisciplinar. Segundo o levantamento,  92% das vítimas têm filhos e 44,9% sofreram a violência em casa. O estudo indicou ainda que 28% das vítimas residem com o agressor. Os tipos de violência mais relatados foram a psicológica (35,6%), a física (27,1%) e a ameaça (15,1%). O canal funciona sete dias por semana, 24 horas por dia e recebeu 70 mil acessos no período. Os pedidos de ajuda são recebidos por uma equipe multidisciplinar especializada do projeto Justiceiras. Com a autorização das vítimas, as denúncias são  encaminhadas para as autoridades competentes.

O projeto Justiceiras está alinhado com a razão de agir da Lactalis Brasil, anunciada  na comemoração de seus 90 anos em 2023. Focada em Nutrir o Futuro, a empresa está disposta a transformar a realidade das comunidades onde atua, levando desenvolvimento, qualidade de vida e sustentabilidade. “Estamos comprometidos com o Brasil. Queremos fazer do progranismo que temos no setor do leite um exemplo transformador para toda a sociedade”, frisou Sauvageot. 

 

Sobre a Lactalis

A Lactalis é uma empresa familiar francesa criada em 1933 por André Besnier. O Grupo Lactalis é líder no mercado de lácteos, com presença industrial em 52 países, mais de 270 fábricas e 85.500 funcionários. Iniciou suas atividades no Brasil em 2014 com a aquisição da indústria de queijos da Balkis. Ampliou sua atuação em 2015, com a incorporação de ativos selecionados da LBR e Elebat e marcas como Elegê, Parmalat e Batavo. A Lactalis adquiriu, em 2019, a Itambé e, em 2021, a Confepar. Recentemente, fechou aquisição também da DPA. A Lactalis do Brasil oferece aos consumidores produtos lácteos saborosos e de alta qualidade em uma seleção de marcas consagradas, incluindo Batavo, Président, Elegê, Cotochés, Poços de Caldas, Itambé e Parmalat. Atualmente, a Lactalis do Brasil é líder em captação de leite no Brasil. Em constante expansão, a Lactalis mantém 23 unidades fabris espalhadas por oito estados (RS, SC, PR, MG, SP, PE, GO, RJ).

 

Foto: Carolina Jardine

Lactalis ganha prêmio Agas 2023 na categoria de Melhor Fornecedor de Iogurtes

28/11/23
AGAS

A Lactalis ganhou o prêmio da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS) 2023 na categoria de Melhor Fornecedor de Iogurtes. O evento premiou 36 categorias e ocorreu na noite de segunda-feira (27/11), no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre.
A 40° edição teve seus eleitos escolhidos por representantes das 250 maiores empresas supermercadistas do Rio Grande do Sul, cumprindo critérios como prazo de entrega, baixos índices de ruptura, capacidade de inovação e relacionamento com o varejo.
A Lactalis tem como objetivo de Nutrir o Futuro, fornecendo produtos saudáveis e nutritivos de qualidade impecável, garantindo qualidade e preços acessíveis para todos. Além de enriquecer suas linhas para atender a todas as expectativas e a todos os usos, valorizando a produção e desenvolvimento das comunidades locais.
O prêmio Carrinho AGAS é definido no final de cada ano desde 1984, reconhecida nacionalmente como uma das premiações mais importantes do ramo supermercadista.

Batavo Pense Zero é Triplo Zero e 1000% sabor

16/11/23
Reprodução Lactalis

Nova campanha começa em novembro em capitais brasileiras e valoriza o sabor típico da Holandesa

Focada em garantir nutrição balanceada, sabor e praticidade, a Batavo investe no potencial da linha Pense Zero. A marca lança, neste mês de novembro, sua nova campanha publicitária, valorizando o conceito triplo zero: Zero Açúcar + Zero Gordura + Zero Lactose, ao mesmo tempo que agrega muita qualidade. “O consumidor hoje não abre mão de sabor. A linha Pense Zero vem mostrar que é possível ter um produto zero adequado a qualquer tipo de dieta com as mesmas características da versão original”, reforça o diretor de Marketing Refrigerados, Raphael Cumplido. O executivo destaca que vem aumentando a demanda por itens zero em nichos variados em busca de uma alimentação mais equilibrada e não, necessariamente, entre pessoas em dieta ou com restrições alimentares.

A campanha é assinada pela Agência Talent e terá veiculação em capitais no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. O primeiro filme chega com o mote “Só pode ser coisa da Holandesa” como forma de valorizar a tradicional personagem que dá vida às peças da marca Batavo. “Ela é nossa inspiração e simboliza todo o cuidado e carinho que a Batavo tem na elaboração dos produtos em busca de sabor e nutrição”, frisou Cumplido.

A linha Pense Zero Batavo tem um portfólio completo que traz diferentes opções aos clientes. Na versão líquida, o produto chega ao varejo em três diferentes formatos (170g, 850g e 1150g) e nas variedades batido, morango, ameixa e mamão. Nas embalagens de bandeja de 540g, o Pense Zero é apresentado no sabor morango, e na versão pedaços em potes de 500g e 100g. Os Gregos têm potes de 500g e 100g e podem ser encontrados nas variedades morango e batido.

LACTALIS INAUGURA FÁBRICA, ELEVA CAPTAÇÃO DE LEITE EM MINAS GERAIS E FORTALECE AÇÃO NO BRASIL

10/11/23
Crédito: Luiz Crosara
Crédito: Luiz Crosara

Uberlândia, 9 de novembro de 2023 – Com um investimento de R$ 100 milhões, a Lactalis do Brasil inaugurou sua nova queijaria em Uberlândia (MG) nesta quinta-feira (9/11) com a presença do Vice-Presidente, Geraldo Alckmin, políticos e autoridades. O projeto fortalece a política de investimento do grupo no Brasil. Desde que chegou ao país, em 2014, a Lactalis já investiu R$ 7 bilhões em aquisições e ampliações de unidades fabris em oito estados. A ação da empresa francesa foi destacada pelo Vice-Presidente ao lembrar do potencial de saúde que os lácteos representam para a população brasileira. “A empresa está agregando valor, promovendo desenvolvimento na região e confiança no Brasil”, disse Alckmin.

A relação da empresa com os produtores de Minas Gerais também será ampliada com o novo projeto e apoio da CCPR. A unidade de Uberlândia deve consolidar capacidade para produção de 5,5 mil toneladas de produtos/mês e, para isso, vai captar 1,6 milhão de litros/dia. A planta vai gerar mais de 500 empregos diretos e 2.500 empregos indiretos. Com o investimento, a unidade em Uberlândia também teve reformulada sua fábrica de manteigas, que dobrou a capacidade de processamento de 500 toneladas/mês para 1 mil toneladas/mês. “A Lactalis acredita muito no Brasil. Quando se faz uma projeção da necessidade de leite para o mundo, se verifica que, até 2030, faltarão mais ou menos 20 bilhões de litros de leite. Onde se pode produzir esse leite? Na nossa visão, o Brasil é esse país, mas precisamos arrumar a cadeia do leite. Isso vai ser um grande desafio”, assinalou o presidente da Lactalis para Brasil e Cone Sul, Patrick Sauvageot. Em sua manifestação durante a solenidade em Uberlândia, o executivo informou que a Lactalis injeta R$ 6,5 bilhões ao ano no Interior do Brasil por meio da compra de 2,7 bilhões de litros de leite, pulverizando renda e emprego nas mais diversas e longínquas regiões.

Maior empresa de produtos lácteos do mundo, a Lactalis completou 90 anos de atuação em outubro e lançou seu propósito global de “Nutrir o Futuro”. Entre as metas apontadas, está o cuidado com as pessoas e o planeta. Para isso, a empresa está disposta a transformar o seu negócio, métodos e ferramentas de forma a buscar sistemas mais eficientes e com menor impacto ambiental. A meta é que a produção se torne carbono neutro até 2050. Nos planos do grupo francês também estão investimentos em geração de empregos, desenvolvimento de produção local e qualificação dos talentos alinhados com os valores do grupo: ambição, determinação e simplicidade.

Sobre a Lactalis

A Lactalis é uma empresa familiar francesa criada em 1933 por André Besnier. O Grupo Lactalis é líder no mercado de lácteos, com presença industrial em 52 países, mais de 270 fábricas e 85.500 funcionários. Iniciou suas atividades no Brasil em 2014 com a aquisição da indústria de queijos da Balkis. Ampliou sua atuação em 2015, com a incorporação de ativos selecionados da LBR e Elebat e marcas como Elegê, Parmalat e Batavo. A Lactalis adquiriu, em 2019, a Itambé e, em 2021, a Confepar. Recentemente, fechou aquisição também da DPA. A Lactalis do Brasil oferece aos consumidores produtos lácteos saborosos e de alta qualidade em uma seleção de marcas consagradas, incluindo Batavo, Président, Elegê, Cotochés, Poços de Caldas, Itambé e Parmalat. Atualmente, a Lactalis do Brasil é líder em captação de leite no Brasil. Em constante expansão, a Lactalis mantém 23 unidades fabris espalhadas por oito estados (RS, SC, PR, MG, SP, PE, GO, RJ).

___

Contatos de Imprensa Lactalis do Brasil

Guilherme Portella, diretor de Comunicação, CSR e Assuntos Regulatórios da Lactalis do Brasil – guilherme.portella@br.lactalis.com

Carolina Jardine – assessoria de imprensa Lactalis do Brasil – (51) 3224- 0104 – (51) 99911-1342

Fotos: Luiz Crosara/ Divulgação Lactalis

LACTALIS DO BRASIL INAUGURA QUEIJARIA EM UBERLÂNDIA E AMPLIA PRODUÇÃO DE MANTEIGAS

07/11/23
Crédito: Carolina Jardine
Crédito: Carolina Jardine

Uberlândia, 7 de novembro de 2023 – A Lactalis do Brasil inaugurará, nesta quinta-feira (9/11), uma nova fábrica de queijos no Distrito Industrial de Uberlândia, Minas Gerais (MG). Foram investidos R$ 100 milhões na construção da queijaria, contígua à fábrica da Itambé, sua subsidiária integral, que já operava com produção de leite em pó e manteiga. A previsão é processar 1 mil toneladas de queijo ao mês. O investimento também viabilizou a reformulação da fábrica de manteigas, que dobrou a capacidade de processamento de 500 toneladas/mês para 1 mil toneladas/mês. Ao todo, a planta deve aumentar sua recepção de leite para 1,6 milhão de litros por dia e ampliar seu processamento total das atuais 4 mil toneladas/mês para 5,5 mil toneladas nos próximos meses. O evento, marcado para 14h, contará com a presença do Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin, além de outras lideranças e autoridades.

Segundo o presidente da Lactalis para Brasil e Cone Sul, Patrick Sauvageot, com a ampliação, a fábrica passará a gerar mais de 500 empregos diretos e 2.500 empregos indiretos. “Com esse investimento, a Lactalis reforça seus elos com a comunidade e produtores rurais da região de Uberlândia, ampliando empregos e gerando renda de forma sustentável”, salienta.

Maior empresa de produtos lácteos do mundo, a Lactalis completou 90 anos de atuação em outubro e lançou seu propósito global de “Nutrir o Futuro”. Entre as metas apontadas, está o cuidado com as pessoas e o planeta. Para isso, a empresa está disposta a transformar o seu negócio, métodos e ferramentas de forma a buscar sistemas mais eficientes e com menor impacto ambiental. A meta é que a produção se torne carbono neutro até 2050. Nos planos do grupo francês também estão investimentos em geração de empregos, desenvolvimento de produção local e qualificação dos talentos alinhados com os valores do grupo: ambição, determinação e simplicidade.

Sobre a Lactalis

A Lactalis é uma empresa familiar francesa criada em 1933 por André Besnier. O Grupo Lactalis é líder no mercado de lácteos, com presença industrial em 52 países, mais de 270 fábricas e 85.500 funcionários. Iniciou suas atividades no Brasil em 2014 com a aquisição da indústria de queijos da Balkis. Ampliou sua atuação em 2015, com a incorporação de ativos selecionados da LBR e Elebat e marcas como Elegê, Parmalat e Batavo. A Lactalis adquiriu, em 2019, a Itambé e, em 2021, a Confepar. A Lactalis do

Brasil oferece aos consumidores produtos lácteos saborosos e de alta qualidade em uma seleção de marcas consagradas, incluindo Batavo, Président, Elegê, Cotochés, Poços de Caldas, Itambé e Parmalat. Atualmente, a Lactalis do Brasil é líder em captação de leite no Brasil. Em constante expansão, a Lactalis mantém 23 unidades fabris espalhadas por oito estados (RS, SC, PR, MG, SP, PE, GO, RJ).

Empresa assume fabricação de produtos refrigerados Nestlé no Brasil

01/11/23
Crédito: Carolina Jardine
Crédito: Carolina Jardine

Quarta-feira, 01 de novembro de 2023 – A Lactalis do Brasil anuncia, hoje, a conclusão da aquisição da DPA Brasil (Dairy Partners America), joint venture criada entre a Fonterra e a Nestlé. Com o closing da negociação, iniciada em dezembro de 2022 e aprovada pelo CADE em 11 de outubro deste ano, a empresa de origem francesa passa a controlar os centros de distribuição e duas fábricas localizadas em Araras (SP) e Garanhuns (PE), ficando responsável pela fabricação e distribuição de produtos Chambinho, Chamyto e Chandelle. O acordo também prevê uma licença de longo prazo para o uso de marcas da Nestlé, como Ninho, Neston, Molico e Nesfit, exclusivamente para o segmento de lácteos refrigerados.

Segundo o presidente da Lactalis para Brasil e Cone Sul, Patrick Sauvageot, a conclusão do negócio representa um avanço consistente nas operações do grupo no Brasil. “Agora somos uma empresa que fatura R$ 15 bilhões com 10.900 colaboradores e 23 fábricas no Brasil, aumentando nossa responsabilidade com os produtores de leite, talentos, consumidores, parceiros de negócio e comunidades de entorno, dentro do nosso propósito de Nutrir o Futuro!”

A partir de hoje, os quase 1.400 funcionários da DPA serão incorporados ao quadro da Lactalis do Brasil, que também passa a atuar com os distribuidores e centenas de produtores de leite ligados à DPA. “Nas próximas semanas vamos trabalhar para encontrar sinergias entre as empresas, visando acelerar o crescimento de ambas as operações. Nossa visão é consolidar a Lactalis do Brasil como um líder Forte e Responsável na cadeia leiteira do país, capaz de criar valor para todo o segmento. Estamos muito felizes em unir o time extremamente competente da DPA à nossa equipe”, reforçou Patrick Sauvageot, lembrando que, neste mês, o Grupo Lactalis completou 90 anos de operações.

 

Sobre a Lactalis
A Lactalis é uma empresa familiar francesa criada em 1933 por André Besnier. Em 2022, o Grupo Lactalis é líder no mercado de lácteos, com presença industrial em 52 países, mais de 270 fábricas e 85.500 funcionários. Iniciou suas atividades no Brasil em 2014 com a aquisição da indústria de queijos da Balkis. Ampliou sua atuação em 2015, com a incorporação de ativos selecionados da LBR e Elebat e marcas como Elegê, Parmalat e Batavo. A Lactalis adquiriu, em 2019, a Itambé e, em 2021, a Confepar. A Lactalis do Brasil oferece aos consumidores produtos lácteos saborosos e de alta qualidade em uma seleção de marcas consagradas, incluindo Batavo, Président, Elegê, Cotochés, Poços de Caldas, Itambé e Parmalat. Atualmente, a Lactalis do Brasil é líder em captação de leite no Brasil. Em constante expansão, a Lactalis mantém 21 unidades fabris espalhadas por oito estados (RS, SC, PR, MG, SP, PE, GO, RJ).

 

Sobre a DPA
Atuando no mercado de refrigerados lácteos há 50 anos, a DPA é uma das maiores companhias do segmento do Brasil. A empresa, que hoje conta com quase 1.400 funcionários, possui duas fábricas em Araras e Garanhuns, centros de distribuição, sede e equipe de vendas, aposta na fabricação de produtos de alta qualidade com as marcas Nestlé no segmento de refrigerados e detém as marcas Chambinho, Chamyto e Chandelle. A qualidade diferenciada de seus produtos aliada ao compromisso com a inovação torna seus produtos cada vez mais desejados por seus clientes e consumidores.

 

 

Contatos de Imprensa Lactalis do Brasil

Guilherme Portella, diretor de Comunicação, CSR e Assuntos Regulatórios da Lactalis do Brasil – guilherme.portella@br.lactalis.com

Carolina Jardine – assessoria de imprensa Lactalis do Brasil – (51) 3224- 0104 – (51) 99911-1342

Lactalis faz 90 anos, lança propósito global e compromisso de carbono neutro até 2050

20/10/23
Lactalis
Lactalis

Empresa define “Nutrir o Futuro” como seu propósito e apresenta 7 pilares de desenvolvimento global e social

Empresa familiar de origem francesa, a Lactalis completa 90 anos neste dia 19 de outubro de 2023 com o anúncio de um plano global focado em “Nutrir o futuro”. O propósito foi apresentado em evento em Laval, na França, pelo presidente da Lactalis, Emmanuel Besnier. Terceira geração da família à frente dos negócios, ele detalhou os setes pilares que fundamentarão a expansão da companhia nos cinco continentes nos próximos anos. Principal grupo de laticínios do mundo, a Lactalis está presente em 51 países, tem 85.500 funcionários e algumas das marcas mais consumidas no setor de laticínios, como Président, Galbani, Parmalat e Leerdammer. “A Lactalis escolheu nutrir um futuro responsável, comprometendo-se a fornecer os melhores produtos lácteos possíveis. A ideia é apoiar o crescimento de todos e de cada indivíduo, reforçando a parceria com o desenvolvimento local das comunidades onde atua”, destaca documento divulgado pela empresa em alusão à data e elaborado com a colaboração de equipes ao redor do mundo.

“Nosso propósito é fiel a quem somos, ao que nos une e personifica nossa responsabilidade. Com este lema, estamos firmemente focados no futuro, guiados por nossos valores e movidos pela nossa paixão coletiva pelos produtos lácteos, juntamente com a nossa experiência. Isso nos impulsiona a agir ao mesmo tempo que realizamos a escuta de todos os nossos stakeholders“, destaca Besnier.

Entre as metas apontadas está o cuidado com as pessoas e o planeta. A Lactalis está disposta a transformar o seu negócio, métodos e ferramentas de forma a buscar sistemas mais eficientes e com menor impacto ambiental. A meta, estima Bernier, é que a produção do grupo torne-se carbono neutro até 2050. Nos planos do grupo francês também estão investimentos em geração de empregos, desenvolvimento de produção local e qualificação dos talentos alinhados com os valores do grupo: ambição, determinação e simplicidade.

A Lactalis também assumiu, na data de hoje, o compromisso de fazer com que a liderança no setor laticinista mundial sirva de inspiração e exemplo a todo o setor leiteiro como forma de enfrentamento de seus desafios e entraves. A meta é ampliar a oferta de produtos saudáveis e nutritivos a quaisquer que sejam os países onde o grupo está estabelecido e quaisquer que sejam as necessidades e culturas dos povos. A adaptação e criação de novos rótulos também está na lista de prioridades, assim como o estreitamento do diálogo com parceiros e clientes rumo ao desenvolvimento global.

Os 7 pilares do futuro Lactalis:

• Servir pessoas de todo o mundo, garantindo aos consumidores o acesso a uma variedade de produtos saudáveis, nutritivos e de qualidade impecável, quaisquer que sejam os países onde o grupo está estabelecido e quaisquer que sejam as necessidades e culturas dos povos.
• Partilhar sabores, promovendo tradições culinárias, inventando novas receitas para deliciar jovens e adultos e ampliando constantemente a sua gama de produtos para responder às mudanças e à diversidade de usos e sabores.
• Revitalizar as regiões, mantendo a sua forte aposta na produção local, preservando o saber-fazer local e gerando empregos.
• Assumir compromisso com indivíduos talentosos, defendendo a excelência, formando os seus colaboradores e dando-lhes sentido de responsabilidade para construir percursos profissionais individuais e coletivos gratificantes, para satisfazer as suas aspirações.
• Transformar o seu negócio para garantir que as suas organizações, métodos e ferramentas sejam ainda mais eficientes e eficazes, limitando ao mesmo tempo o impacto da sua atividade, a fim de alcançar uma produção carbono neutro até 2050.
• Apoiar os parceiros a desenvolverem uma produção agropecuária virtuosa, ajudando-os a serem tão eficientes quanto responsáveis com o meio ambiente em que trabalham e tornando a atividade atrativa para as gerações atuais e futuras.
• Ser aberto e voltado para o exterior, ouvindo atentamente as expectativas dos seus stakeholders e de todos os integrantes do setor, garantindo que a sua porta esteja aberta ao diálogo e, em conjunto, construindo caminhos para o desenvolvimento e o progresso.

Sobre LACTALIS
O Grupo Lactalis é o principal grupo de laticínios do mundo. Empresa familiar francesa, foi fundada em Laval em 1933. Presente em 51 países e 270 queijarias e laticínios em todo o mundo, seus 85.500 funcionários agregam valor ao leite em todas as suas formas: queijos, leite fresco, iogurte, manteiga e creme, ingredientes e nutrição. No centro da vida cotidiana de milhões de famílias, o Grupo Lactalis oferece produtos com marcas icônicas como Président, Galbani, Parmalat e Leerdammer.

Cade autoriza acordo e Lactalis assumirá DPA

11/10/23
patrick_frame1

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) autorizou a aquisição pela Lactalis do Brasil da DPA Brasil (Dairy Partners America), joint venture criada entre a Fonterra e a Nestlé. A liberação veio na tarde desta quarta-feira (11/10/2023), dez meses após o anúncio de intenção de negócio realizado em dezembro de 2022 e deve garantir que a Lactalis do Brasil assuma centros de distribuição e duas fábricas localizadas em Araras (SP) e Garanhuns (PE), ficando responsável pela fabricação e distribuição de produtos Chambinho, Chamyto e Chandelle. Para essas três marcas, os direitos de propriedade intelectual no país serão transferidos com a aquisição. O acerto também prevê uma licença de longo prazo para o uso de marcas da Nestlé, como Ninho, Neston, Molico e Nesfit, exclusivamente para o segmento de lácteos refrigerados.

Para viabilizar a autorização, a Lactalis do Brasil firmou com o Cade um acordo de controle de concentração no qual se compromete a licenciar a produção de leite fermentado da marca Batavo e de petit suisse Batavinho para o grupo Tirol. O acordo de licenciamento deve ser formalizado em breve e tem duração prevista de sete anos, podendo ser prorrogado por mais três.

Segundo o presidente da Lactalis para Brasil e Cone Sul, Patrick Sauvageot, a efetivação do negócio fortalece todo o setor produtivo. ”Depois da incorporação da Balkis, LBR, da divisão de produtos lácteos da BRF, Itambé e da Confepar, essa aquisição é mais um passo na construção de um líder forte e responsável para a cadeia leiteira do Brasil”, pontuou em vídeo institucional divulgado nas redes sociais da Lactalis do Brasil nesta quarta-feira.

Sauvageot reforçou o compromisso da empresa com o desenvolvimento do Brasil. “Entendemos que o setor lácteo nacional precisa de um líder forte e responsável, para promover uma transformação que ajude a superar suas dificuldades estruturais. Queremos liderar esse processo e levar o leite brasileiro a um novo patamar no mercado mundial. Um lugar que sabemos que só o Brasil tem potencial para ocupar. A Lactalis, líder mundial da cadeia de lácteos, carrega expertise, experiência e capacidade de investimentos para melhorar a eficiência e produtividade do setor”, sinalizou o executivo.

O sinal verde do CADE abre caminho para a finalização da negociação.

Sobre a Lactalis

A Lactalis é uma empresa familiar francesa criada em 1933 por André Besnier. Em 2022, o Grupo Lactalis é líder no mercado de lácteos, com presença industrial em 52 países, mais de 270 fábricas e 85.500 funcionários. Iniciou suas atividades no Brasil em 2014 com a aquisição da indústria de queijos da Balkis. Ampliou sua atuação em 2015, com a incorporação de ativos selecionados da LBR e Elebat e marcas como Elegê, Parmalat e Batavo. A Lactalis adquiriu, em 2019, a Itambé e, em 2021, a Confepar. A Lactalis do Brasil oferece aos consumidores produtos lácteos saborosos e de alta qualidade em uma seleção de marcas consagradas, incluindo Batavo, Président, Elegê, Cotochés, Poços de Caldas, Itambé e Parmalat. Atualmente, a Lactalis do Brasil é líder em captação de leite no Brasil. Em constante expansão, a Lactalis mantém 23 unidades fabris espalhadas por oito estados (RS, SC, PR, MG, SP, PE, GO, RJ). Assim que finalizado o novo acordo, a empresa terá mais de 10.900 colaboradores no Brasil.

Assista ao vídeo aqui.

Foto: Fernando Cascardo/ 44Meia

Parmalat Whey Fit apresenta time de atletas medalhistas para inspirar milhões de pessoas

10/10/23
Jimmie 48 Photograpy
Jimmie 48 Photograpy

Ginasta Rebeca Andrade, canoísta Isaquias Queiroz e a tenista Luisa Stefani são os primeiros integrantes da Jornada pela saúde e bem-estar

São Paulo, outubro de 2023 – A Parmalat Whey Fit, linha de bebidas e suplementos proteicos da Parmalat, dá início, neste mês de outubro, ao recrutamento de seu time de atletas: a ginasta Rebeca Andrade (@rebecaandrade), o canoísta Isaquias Queiroz (@isaquias_lx) e a tenista Luisa Stefani (@luisastefani). Mais do que um patrocinador, a Parmalat Whey Fit estará ao lado dos esportistas e dos consumidores em uma jornada rumo ao lugar mais alto do pódio: uma vida saudável e ativa.

Feita pela marca especialista em leite, a linha Parmalat Whey Fit é a parceira do dia a dia saudável, com uma linha saborosa e com proteínas para ajudar nas necessidades diárias em diferentes momentos da vida. A linha tem a versão pronta para beber nos sabores chocolate, coco com batata doce e baunilha, com 15g de proteína, zero lactose, baixo em gorduras e com menor quantidade de carboidratos e calorias que as principais marcas do mercado. E tem a versão de suplementos em pó nos sabores morango e chocolate, com 21g de proteína, fonte de vitaminas C, D, E, B6 e B12 com 4,6g de aminoácidos BCAA e versatilidade para beber com água, leite ou preparar receitas.

“Nosso objetivo é mostrar a importância de uma alimentação nutritiva para contribuir com a saúde do corpo e da mente para que possamos ir em busca de nossos objetivos, seja ter uma vida saudável e ativa, seja alcançar alta performance no esporte. A proteína tem um papel importante não só na formação dos músculos, mas também na cognição, bem-estar, melhor digestão, entre outros benefícios”, salientou a diretora de Marketing da Parmalat, Silvia Araújo.

A escolha dos atletas para participar do projeto levou em conta o alinhamento com os valores do Grupo Lactalis: ambição, dedicação e simplicidade. O Time Parmalat Whey Fit irá compartilhar sua jornada com seus seguidores por meio das redes sociais, mostrando a rotina de alimentação nutritiva com Parmalat Whey Fit, treinos, hobbies, e outras atividades, além das competições, mantendo o equilíbrio diário para conquistar seus objetivos na vida e no esporte de alta performance. “Queremos inspirar as pessoas a terem uma vida mais saudável e plena. Os atletas são exemplos de foco e dedicação, e vão ajudar a incentivar o público a trilhar um estilo de vida mais saudável e a praticar atividades como o esporte, promovendo saúde e bem-estar. Muitas pessoas precisam de um apoio para adotar uma alimentação melhor e praticar atividade física, e queremos apoiá-las nessa jornada”, completou Silvia Araújo.

Time Parmalat Whey Fit

Rebeca Andrade
Ginasta brasileira de 24 anos natural de Guarulhos (SP). Atleta do Flamengo, se tornou campeã olímpica e foi a primeira ginasta do Brasil a conquistar duas medalhas em uma única edição de Jogos Olímpicos (Tokyo 2020). Em 2021, se tornou a primeira latino americana a conquistar duas medalhas no Mundial de Ginástica (ouro no salto e prata nas barras). Seguiu fazendo história em 2022, quando se tornou a primeira brasileira a conquistar o ouro no individual geral no Campeonato Mundial.

Isaquias Queiroz
Canoísta nascido em Ubaitaba, na Bahia. Atualmente com 29 anos, conquistou medalha de Ouro nos Jogos Olímpicos de 2020 no Japão. Fez história sendo o primeiro atleta brasileiro a levar três medalhas nos jogos do Rio de 2016: duas de prata e uma de bronze.

Luisa Stefani

Tenista paulista de 26 anos. Luisa Veras Stefani conquistou a medalha olímpica em 2020, no Japão, na competição em dupla com Laura Pigossi. É a primeira mulher brasileira a entrar no Top 10 do ranking de duplas da Women’s Tennis Association. (WTA).

 

 

Crédito foto: Jimmie 48 Photograpy

Lactalis mantém coleta e realiza doação

08/09/23
Crédito: Camila Souza/IA Teutônia
Crédito: Camila Souza/IA Teutônia

Com operações fabris no Vale do Taquari, a Lactalis do Brasil manteve, ao longo dos últimos dias, a captação de leite nas propriedades rurais na região. Apesar de algumas estradas estarem interditadas em função das inundações, o diretor de Comunicação Externa, Assuntos Regulatórios e Corporativos na Lactalis do Brasil, Guilherme Portella, informa que rotas alternativas foram adotadas para evitar prejuízos. “Estamos fazendo todo o possível para que não haja perdas aos produtores nesse momento tão difícil”, salientou. Entre os produtores da Lactalis, há registros de rebanhos que foram dizimados pela cheia do Rio Taquari.

A empresa, que tem unidade de produção em Teutônia (RS), cidade a cerca de 40 quilômetros das áreas mais atingidas, realizou nesta quarta-feira (6/9), uma doação de 10 mil litros de lácteos, sendo um pallet de composto lácteo e quatro de leite UHT. “Dois pallets de leite UHT já foram entregues para a Prefeitura Municipal de Teutônia para remessa aos desabrigados”, frisou Portella, destacando a mobilização que o assunto tomou entre os funcionários. A expectativa é que, nos próximos dias, as demais cargas também sejam levadas às comunidades atingidas.

Bem-estar animal e maior compreensão das vacas é o foco da Lactalis do Brasil

03/09/23
Crédito: Carolina Jardine
Crédit. Carolina Jardine

Entender as vacas é o caminho para a garantia do bem-estar animal dentro das fazendas leiteiras. E para isso, destaca o professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e coordenador do canal Traduzindo Vacas, Marcelo Cecim, é preciso estar sempre de olho nos sinais dados por elas. “Uma vaca feliz é uma vaca que está limpa, que cumpre uma rotina de deitar bastante, de ter uma cama seca”, ressalta. Cecim apresentou a produtores alguns dos segredos para compreender os animais em palestra realizada na manhã de quinta-feira (31/8) na Casa da Lactalis do Brasil no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).
O bate-papo com os produtores se propôs a ensinar a forma de pensar da vaca, como ela vê o mundo e os comportamentos apresentados por ela. O professor ainda deu dicas e informações sobre a alimentação dos animais, como água e comida, e trouxe problemas que os mesmos podem expressar e suas soluções. “A vaca faz leite deitada porque é quando rumina, tudo isso acaba impactando tanto na produção, na saúde, na reprodução quanto na expectativa de vida da vaca e, consequentemente, no sucesso da fazenda”, afirma.
O Traduzindo Vacas foi criado por Cecim em 2019 e visa destacar que ninguém conhece melhor uma fazenda do que a vaca que vive lá, bem como ninguém pode conhecer melhor essa vaca do que a pessoa que cuida dela. O programa é um método de análise comportamental e tem parceria com a Lactalis desde 2022. “Nós vamos ter um casamento de longo prazo, pois o que é bem-estar conforme foi definido no CSR na França, que é o padrão mundial da Lactalis está exatamente dentro daquilo que acredito”, ressalta o professor.
Na ocasião, o zootecnista e consultor técnico Bruno Augusto da American Nutrients, parceira da Lactalis, apresentou aos produtores a linha Muucare e seus resultados e benefícios, como a redução da contagem de células somáticas (CCS), bem-estar e melhora de imunidade dos animais.

Futuro do Leite é Verde

31/05/23
O-futuro-do-leite

Depois da implementação de sistemas sustentáveis de manejo de dejetos e de bem-estar animal, é a vez de o produtor de leite olhar para uma nova e potente tendência: o mercado de créditos de carbono. Apesar de ainda estar distante da maior parte das propriedades rurais brasileiras, já se estuda meios de quantificar as emissões de gases do efeito estufa do gado leiteiro e o sequestro de carbono das pastagens e matas para, então, realizar um verdadeiro balanço verde das propriedades. A expectativa é que com uma boa gestão de pastagens nativas e cultivadas, nutrição equilibrada, seleção genética para animais de menor emissão, manipulação da dieta (suplementação com lipídeos) e ruminal (3-NOP e fitoquímicos) seja possível operar em sistemas de créditos positivos. Mais do que um diferencial incrível de mercado para o leite, quem conseguir implementar esse novo modelo pode, inclusive, encontrar uma nova fonte de renda com a comercialização desses créditos ao mercado internacional. O assunto solidificou-se com o avanço da legislação nacional. Em maio de 2022, o governo brasileiro publicou o decreto 11.075, que traz os primeiros norteadores do tema e cria o Sistema Nacional de Redução de Emissões de Gases de Efeito Estufa (Sinare). Mirando esse futuro, a Lactalis do Brasil estuda como construir sistemas viáveis de mitigação entre seus produtores. Testes de emissões e conversão alimentar vêm sendo realizados em Viçosa (MG) na tentativa de encontrar respostas. Preocupação que também faz parte do dia a dia de quem opera com o Clube do Produtor, onde alguns produtos ofertados aos associados já levam o tema em consideração. É o caso da linha Muucare, desenvolvida pela Lactalis em parceria com a American Nutrients. Os compostos estão em teste para confirmar se o blend é capaz de gerar alteração no ciclo de compostos do rúmen, resultando em menores taxas de liberação de metano, redução de CCS e aumento de produtividade. O Muucare Nature, por exemplo, pode ser adicionado ao concentrado em cargas únicas ou fracionadas ao longo do dia. Ao tornar a produção de leite mais eficiente e reduzir as taxas de CCS, o saldo é um melhor aproveitamento do alimento fornecido às vacas, animais mais saudáveis e, por consequência, uma produção mais sustentável. Entre os produtores, o consenso é de que já é hora de o trabalho rural ser reconhecido como agente de preservação do planeta. Uma boa forma de fazer isso é garantir que a preservação das reservas exigidas por lei passe a ser convertida em uma bonificação de carbono. “O produtor que tem reserva de mata nativa deveria ser ressarcido porque está fazendo a sua parte e, muitas vezes, a de mais dois ou três”, sugere o produtor da Lactalis Alan Kist que, ao lado dos pais Sinésio e Dirce e da irmã Beile, administra a Granja Kist, em Santo Cristo (RS). Na propriedade de 100 hectares, a família tem 150 animais em ordenha que produzem, em média, 3,7 mil litros/ dia totalmente a pasto. A área é manejada com 35% de pastagem, 25% de plantio de milho e capiaçu para silagem e 35% em áreas de mata nativa. Os Kist ainda produzem 100% da energia que utilizam na propriedade, onde também destinam o esterco do gado e dos suínos para fertirrigação de lavoura. No Rio Grande do Sul, estudos também vêm sendo conduzidos em busca de uma pecuária leiteira de baixa pegada de carbono pelo Programa Produção Integrada de Sistemas Agropecuários
(PISA). Com 15 anos de atuação a campo, o projeto já atendeu 1.940 propriedades, orientado sobre o uso de tecnologias que mitiguem os gases de efeito estufa. Segundo o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e coordenador da Aliança SIPA, Paulo Carvalho, a geração de créditos no setor lácteo é viável e pode, inclusive, resultar em pagamento por eventuais créditos de carbono gerados. “Temos equipe especializada avaliando o setor lácteo e acredito que, sim, poderemos contribuir para que essa perspectiva se torne realidade”. Segundo Carvalho, a chave está em sistemas onde, simultaneamente, os animais emitam menos metano por leite produzido enquanto os pastos sequestrem a maior quantidade de carbono possível. Para isso, recomenda um manejo do pastejo que favoreça abundante ingestão de folhas verdes, o uso de forrageiras diversas incluindo leguminosas, a maximização do alimento produzido dentro da propriedade e uso de plantio direto e de ureia protegida. Além disso, o manejo dos dejetos, a eliminação de animais improdutivos e a redução da idade à primeira parição também são ações que estão ao alcance do produtor e fazem toda diferença na pegada de carbono da propriedade.

Atenção ao carbono

Créditos
A geração de um crédito de carbono se dá quando uma tonelada de carbono é sequestrada ou deixa de ser emitida na atmosfera.

Genética
Estudos indicam que algumas linhagens e/ou cruzamentos de bovinos têm emissão menor do que outras. Mas, atenção, é essencial correlacionar essa informação com o resultado produtivo de conversão alimentar de forma a encontrar os mais eficientes.

Alimento
A qualidade do alimento ingerido pelos animais está relacionada diretamente às emissões. A ingestão de forragem de qualidade acarreta em menor intensidade de emissão de metano por unidade de leite produzido porque são compostos com níveis de fibra de alta digestibilidade. Também há diferença entre o pasto e a silagem e até entre as próprias espécies de forrageiras. O manejo orientado para facilitar a ingestão dos animais, como o Pastoreio Rotatínuo, reduz a emissão de metano por hectare. Confinamento X Pa sto De forma isolada, a medição de emissão de uma vaca a pasto é, geralmente, menor do que a em confinamento. Contudo, é preciso avaliar os sistemas produtivos como um todo e a produção resultante de cada um. Segundo estudos científicos, sistemas baseados em silagem e concentrado emitem 1,2 kg de CO2 eq/kg de leite produzido, enquanto sistemas baseados em pastos emitem muito menos (0,7 kg de CO2 eq/kg de leite produzido).*

Aditivos
Já estão em uso no mercado aditivos de ação ruminal para diminuir as emissões de metano dos animais. Apesar de auxiliar a mitigar o problema, são vistos como um custo adicional no processo produtivo. A Lactalis está na fase de estudo do Muucare Nature, um produto que, além de reduzir as emissões, deve trazer um ganho em produtividade e melhoria na sanidade dos animais com a redução de CCS.

Manejo do pasto
O correto manejo das pastagens é importante para garantir área foliar que promova crescimento do pasto e fixação de carbono e ciclagem de nutrientes no solo. O ajuste da oferta de forragem e da altura do pasto para se manejar com intensidades de pastejo moderadas converge para alta ingestão de folhas e consequente produção de leite, diminuindo a necessidade de silagem e concentrado. Além de favorecer o balanço de carbono, também diminui custos.

Sistemas Integrados
Áreas de cultivos para grãos ou silagem que rotacionam com pastos e animais produzem mais alimento no mesmo espaço e diminuem a pegada de carbono de cada alimento produzido. Esse efeito “poupa-terra” diminui a necessidade de abertura de novas áreas, evitando a conversão de paisagens nativas e mantendo o carbono estocado.

Inclusão de leguminosas
As leguminosas têm grande importância no aproveitamento do nitrogênio atmosférico. O potencial mitigador dessa prática está relacionado à redução da necessidade de fertilizantes químicos e à diminuição de emissões dos animais pela maior qualidade da dieta.

* PEYRAUD, J.L. The role of grasslands in intensive animal production in north-west Europe: conditions for a more sustainable farming system. In: LEMAIRE, G., HODGSON, J., CHABBI, A. Grassland Productivity and Ecosystem Services. CAB International. p.179-187, 2011.