Notícias

08/03/24 // Press Releases

Caixinhas de leite abrem denúncias de violência no Interior do Brasil

Os QR Codes estampados em caixinhas de leite das marcas Elegê, Itambé, Batavo e Parmalat resultaram em 225 denúncias de violência à mulher nos últimos 12 meses. Destas, 80,9% tratavam-se de ocorrências de média ou alta gravidade e 38% foram cadastradas como primeiro contato dessas vítimas com um sistema de apoio. Muitos dos pedidos de […]

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28/11/23 // Press Releases

Lactalis ganha prêmio Agas 2023 na categoria de Melhor Fornecedor de Iogurtes

A Lactalis ganhou o prêmio da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS) 2023 na categoria de Melhor Fornecedor de Iogurtes. O evento premiou 36 categorias e ocorreu na noite de segunda-feira (27/11), no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre. A 40° edição teve seus eleitos escolhidos por representantes das 250 maiores empresas supermercadistas do Rio Grande […]

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16/11/23 // Press Releases

Batavo Pense Zero é Triplo Zero e 1000% sabor

Nova campanha começa em novembro em capitais brasileiras e valoriza o sabor típico da Holandesa Focada em garantir nutrição balanceada, sabor e praticidade, a Batavo investe no potencial da linha Pense Zero. A marca lança, neste mês de novembro, sua nova campanha publicitária, valorizando o conceito triplo zero: Zero Açúcar + Zero Gordura + Zero […]

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10/11/23 // Press Releases

LACTALIS INAUGURA FÁBRICA, ELEVA CAPTAÇÃO DE LEITE EM MINAS GERAIS E FORTALECE AÇÃO NO BRASIL

Uberlândia, 9 de novembro de 2023 – Com um investimento de R$ 100 milhões, a Lactalis do Brasil inaugurou sua nova queijaria em Uberlândia (MG) nesta quinta-feira (9/11) com a presença do Vice-Presidente, Geraldo Alckmin, políticos e autoridades. O projeto fortalece a política de investimento do grupo no Brasil. Desde que chegou ao país, em […]

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07/11/23 // Press Releases

LACTALIS DO BRASIL INAUGURA QUEIJARIA EM UBERLÂNDIA E AMPLIA PRODUÇÃO DE MANTEIGAS

Uberlândia, 7 de novembro de 2023 – A Lactalis do Brasil inaugurará, nesta quinta-feira (9/11), uma nova fábrica de queijos no Distrito Industrial de Uberlândia, Minas Gerais (MG). Foram investidos R$ 100 milhões na construção da queijaria, contígua à fábrica da Itambé, sua subsidiária integral, que já operava com produção de leite em pó e […]

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01/11/23 // Press Releases

Empresa assume fabricação de produtos refrigerados Nestlé no Brasil

Quarta-feira, 01 de novembro de 2023 – A Lactalis do Brasil anuncia, hoje, a conclusão da aquisição da DPA Brasil (Dairy Partners America), joint venture criada entre a Fonterra e a Nestlé. Com o closing da negociação, iniciada em dezembro de 2022 e aprovada pelo CADE em 11 de outubro deste ano, a empresa de […]

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20/10/23 // Press Releases

Lactalis faz 90 anos, lança propósito global e compromisso de carbono neutro até 2050

Empresa define “Nutrir o Futuro” como seu propósito e apresenta 7 pilares de desenvolvimento global e social Empresa familiar de origem francesa, a Lactalis completa 90 anos neste dia 19 de outubro de 2023 com o anúncio de um plano global focado em “Nutrir o futuro”. O propósito foi apresentado em evento em Laval, na […]

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11/10/23 // Releases

Cade autoriza acordo e Lactalis assumirá DPA

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) autorizou a aquisição pela Lactalis do Brasil da DPA Brasil (Dairy Partners America), joint venture criada entre a Fonterra e a Nestlé. A liberação veio na tarde desta quarta-feira (11/10/2023), dez meses após o anúncio de intenção de negócio realizado em dezembro de 2022 e deve garantir que […]

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10/10/23 // Press Releases

Parmalat Whey Fit apresenta time de atletas medalhistas para inspirar milhões de pessoas

Ginasta Rebeca Andrade, canoísta Isaquias Queiroz e a tenista Luisa Stefani são os primeiros integrantes da Jornada pela saúde e bem-estar São Paulo, outubro de 2023 – A Parmalat Whey Fit, linha de bebidas e suplementos proteicos da Parmalat, dá início, neste mês de outubro, ao recrutamento de seu time de atletas: a ginasta Rebeca […]

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08/09/23 // Press Releases

Lactalis mantém coleta e realiza doação

Com operações fabris no Vale do Taquari, a Lactalis do Brasil manteve, ao longo dos últimos dias, a captação de leite nas propriedades rurais na região. Apesar de algumas estradas estarem interditadas em função das inundações, o diretor de Comunicação Externa, Assuntos Regulatórios e Corporativos na Lactalis do Brasil, Guilherme Portella, informa que rotas alternativas […]

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03/09/23 // Press Releases

Bem-estar animal e maior compreensão das vacas é o foco da Lactalis do Brasil

Entender as vacas é o caminho para a garantia do bem-estar animal dentro das fazendas leiteiras. E para isso, destaca o professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e coordenador do canal Traduzindo Vacas, Marcelo Cecim, é preciso estar sempre de olho nos sinais dados por elas. “Uma vaca feliz é uma vaca que […]

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31/05/23 // Press Releases

Futuro do Leite é Verde

Depois da implementação de sistemas sustentáveis de manejo de dejetos e de bem-estar animal, é a vez de o produtor de leite olhar para uma nova e potente tendência: o mercado de créditos de carbono. Apesar de ainda estar distante da maior parte das propriedades rurais brasileiras, já se estuda meios de quantificar as emissões […]

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18/05/23 // Press Releases

Consumo do Whey se expande e conquista novos públicos

O Whey Protein, ou, simplesmente, a proteína de soro do leite, vem ganhando cada vez mais espaço nas prateleiras de produtos funcionais e conquistado a rotina alimentar dos brasileiros. Saindo das academias e indo direto para o dia a dia das famílias, o whey se tornou um aliado na busca por uma alimentação mais saudável […]

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12/05/23 // Publicações

Revista-Lactalis-ed11_site

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14/04/23 // Press Releases

Lactalis apresenta linha Whey Fit na Arnold South America

A Lactalis do Brasil apresenta, esta semana, sua linha de suplementos nutricionais durante a Arnold South America, maior evento de nutrição esportiva, saúde, esportes, lutas, performance, equipamentos, produto e serviços fitness da América do Sul. A exposição, que será realizada no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), de 14 a 16 de abril, reúne […]

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17/03/23 // Press Releases

Itambé é eleito o melhor leite condensado do mercado

O leite condensado Itambé foi eleito o melhor do mercado brasileiro em um teste às cegas. Para chegar a esse veredito, o suplemento Paladar, do jornal O Estado de S. Paulo, convocou cinco confeiteiros para avaliarem um brigadeiro feito com oito marcas de leite condensado selecionadas.

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15/03/23 // Press Releases

Cooperativa Languiru e Lactalis firmam parceria de captação no RS

A Cooperativa Languiru, de Teutônia (RS), e a Lactalis do Brasil firmaram parceria para potencializar a produção de lácteos no Rio Grande do Sul e ampliar a assistência aos produtores rurais gaúchos. Pelo acordo, a Languiru fornecerá à Lactalis, em um contrato de longo prazo, todo volume de leite in natura de seus produtores rurais, […]

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13/03/23 // Press Releases

Ação foca no empoderamento feminino para combate à violência

O empoderamento feminino é um dos caminhos apontados como forma de combater a violência contra a mulher no Brasil.

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CONTATO
Assessoria de Imprensa - Jardine Agência de Comunicação
RELACOES COM A IMPRENSA LACTALIS DO BRASIL

Caixinhas de leite abrem denúncias de violência no Interior do Brasil

08/03/24
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Os QR Codes estampados em caixinhas de leite das marcas Elegê, Itambé, Batavo e Parmalat resultaram em 225 denúncias de violência à mulher nos últimos 12 meses. Destas, 80,9% tratavam-se de ocorrências de média ou alta gravidade e 38% foram cadastradas como primeiro contato dessas vítimas com um sistema de apoio. Muitos dos pedidos de socorro têm origem em municípios do Interior do Brasil, áreas onde não há delegacias especializadas em crimes contra a mulher em operação. Houve, inclusive, caso de mulher que encontrava-se em situação de cárcere privado e foi socorrida por meio da caixinha. 

Ao completar um ano do projeto e 365 milhões de embalagens produzidas com o canal de denúncia, Lactalis Brasil e Justiceiras anunciam, nesta sexta-feira (8/3), Dia Internacional da Mulher, a prorrogação do uso do “botão de pânico” nas embalagens de leite UHT. “Os resultados indicam que há um grupo de mulheres brasileiras sofrendo em silêncio e que encontraram nas caixinhas um canal aberto de apoio no seu dia a dia”, destaca Patrick Sauvageot, presidente da Lactalis para o Brasil e Cone Sul.

Segundo a advogada especialista nos Direitos das Mulheres, ex-promotora de Justiça e idealizadora do projeto, Gabriela Manssur, os dados mostram a força democrática do leite, que atinge locais onde o sistema formal de denúncias não chega. “As caixinhas são acesso à Justiça. Seja no interior, seja na cidade, a caixa de leite está na cesta básica e agora também está na casa de milhares de mulheres brasileiras, milhares de famílias como uma estratégia de luta, prevenção, conscientização e combate à violência contra mulheres. A violência contra as mulheres existe, sim, e você pode pedir ajuda! O projeto Justiceiras estará ao seu lado”, disse Gabriela Manssur.

O QR Code estampado nas caixinhas dá acesso a um canal de denúncias exclusivo e que aciona uma rede de apoio multidisciplinar. Segundo o levantamento,  92% das vítimas têm filhos e 44,9% sofreram a violência em casa. O estudo indicou ainda que 28% das vítimas residem com o agressor. Os tipos de violência mais relatados foram a psicológica (35,6%), a física (27,1%) e a ameaça (15,1%). O canal funciona sete dias por semana, 24 horas por dia e recebeu 70 mil acessos no período. Os pedidos de ajuda são recebidos por uma equipe multidisciplinar especializada do projeto Justiceiras. Com a autorização das vítimas, as denúncias são  encaminhadas para as autoridades competentes.

O projeto Justiceiras está alinhado com a razão de agir da Lactalis Brasil, anunciada  na comemoração de seus 90 anos em 2023. Focada em Nutrir o Futuro, a empresa está disposta a transformar a realidade das comunidades onde atua, levando desenvolvimento, qualidade de vida e sustentabilidade. “Estamos comprometidos com o Brasil. Queremos fazer do progranismo que temos no setor do leite um exemplo transformador para toda a sociedade”, frisou Sauvageot. 

 

Sobre a Lactalis

A Lactalis é uma empresa familiar francesa criada em 1933 por André Besnier. O Grupo Lactalis é líder no mercado de lácteos, com presença industrial em 52 países, mais de 270 fábricas e 85.500 funcionários. Iniciou suas atividades no Brasil em 2014 com a aquisição da indústria de queijos da Balkis. Ampliou sua atuação em 2015, com a incorporação de ativos selecionados da LBR e Elebat e marcas como Elegê, Parmalat e Batavo. A Lactalis adquiriu, em 2019, a Itambé e, em 2021, a Confepar. Recentemente, fechou aquisição também da DPA. A Lactalis do Brasil oferece aos consumidores produtos lácteos saborosos e de alta qualidade em uma seleção de marcas consagradas, incluindo Batavo, Président, Elegê, Cotochés, Poços de Caldas, Itambé e Parmalat. Atualmente, a Lactalis do Brasil é líder em captação de leite no Brasil. Em constante expansão, a Lactalis mantém 23 unidades fabris espalhadas por oito estados (RS, SC, PR, MG, SP, PE, GO, RJ).

 

Foto: Carolina Jardine

Lactalis ganha prêmio Agas 2023 na categoria de Melhor Fornecedor de Iogurtes

28/11/23
AGAS

A Lactalis ganhou o prêmio da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS) 2023 na categoria de Melhor Fornecedor de Iogurtes. O evento premiou 36 categorias e ocorreu na noite de segunda-feira (27/11), no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre.
A 40° edição teve seus eleitos escolhidos por representantes das 250 maiores empresas supermercadistas do Rio Grande do Sul, cumprindo critérios como prazo de entrega, baixos índices de ruptura, capacidade de inovação e relacionamento com o varejo.
A Lactalis tem como objetivo de Nutrir o Futuro, fornecendo produtos saudáveis e nutritivos de qualidade impecável, garantindo qualidade e preços acessíveis para todos. Além de enriquecer suas linhas para atender a todas as expectativas e a todos os usos, valorizando a produção e desenvolvimento das comunidades locais.
O prêmio Carrinho AGAS é definido no final de cada ano desde 1984, reconhecida nacionalmente como uma das premiações mais importantes do ramo supermercadista.

Batavo Pense Zero é Triplo Zero e 1000% sabor

16/11/23
Reprodução Lactalis

Nova campanha começa em novembro em capitais brasileiras e valoriza o sabor típico da Holandesa

Focada em garantir nutrição balanceada, sabor e praticidade, a Batavo investe no potencial da linha Pense Zero. A marca lança, neste mês de novembro, sua nova campanha publicitária, valorizando o conceito triplo zero: Zero Açúcar + Zero Gordura + Zero Lactose, ao mesmo tempo que agrega muita qualidade. “O consumidor hoje não abre mão de sabor. A linha Pense Zero vem mostrar que é possível ter um produto zero adequado a qualquer tipo de dieta com as mesmas características da versão original”, reforça o diretor de Marketing Refrigerados, Raphael Cumplido. O executivo destaca que vem aumentando a demanda por itens zero em nichos variados em busca de uma alimentação mais equilibrada e não, necessariamente, entre pessoas em dieta ou com restrições alimentares.

A campanha é assinada pela Agência Talent e terá veiculação em capitais no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. O primeiro filme chega com o mote “Só pode ser coisa da Holandesa” como forma de valorizar a tradicional personagem que dá vida às peças da marca Batavo. “Ela é nossa inspiração e simboliza todo o cuidado e carinho que a Batavo tem na elaboração dos produtos em busca de sabor e nutrição”, frisou Cumplido.

A linha Pense Zero Batavo tem um portfólio completo que traz diferentes opções aos clientes. Na versão líquida, o produto chega ao varejo em três diferentes formatos (170g, 850g e 1150g) e nas variedades batido, morango, ameixa e mamão. Nas embalagens de bandeja de 540g, o Pense Zero é apresentado no sabor morango, e na versão pedaços em potes de 500g e 100g. Os Gregos têm potes de 500g e 100g e podem ser encontrados nas variedades morango e batido.

LACTALIS INAUGURA FÁBRICA, ELEVA CAPTAÇÃO DE LEITE EM MINAS GERAIS E FORTALECE AÇÃO NO BRASIL

10/11/23
Crédito: Luiz Crosara
Crédito: Luiz Crosara

Uberlândia, 9 de novembro de 2023 – Com um investimento de R$ 100 milhões, a Lactalis do Brasil inaugurou sua nova queijaria em Uberlândia (MG) nesta quinta-feira (9/11) com a presença do Vice-Presidente, Geraldo Alckmin, políticos e autoridades. O projeto fortalece a política de investimento do grupo no Brasil. Desde que chegou ao país, em 2014, a Lactalis já investiu R$ 7 bilhões em aquisições e ampliações de unidades fabris em oito estados. A ação da empresa francesa foi destacada pelo Vice-Presidente ao lembrar do potencial de saúde que os lácteos representam para a população brasileira. “A empresa está agregando valor, promovendo desenvolvimento na região e confiança no Brasil”, disse Alckmin.

A relação da empresa com os produtores de Minas Gerais também será ampliada com o novo projeto e apoio da CCPR. A unidade de Uberlândia deve consolidar capacidade para produção de 5,5 mil toneladas de produtos/mês e, para isso, vai captar 1,6 milhão de litros/dia. A planta vai gerar mais de 500 empregos diretos e 2.500 empregos indiretos. Com o investimento, a unidade em Uberlândia também teve reformulada sua fábrica de manteigas, que dobrou a capacidade de processamento de 500 toneladas/mês para 1 mil toneladas/mês. “A Lactalis acredita muito no Brasil. Quando se faz uma projeção da necessidade de leite para o mundo, se verifica que, até 2030, faltarão mais ou menos 20 bilhões de litros de leite. Onde se pode produzir esse leite? Na nossa visão, o Brasil é esse país, mas precisamos arrumar a cadeia do leite. Isso vai ser um grande desafio”, assinalou o presidente da Lactalis para Brasil e Cone Sul, Patrick Sauvageot. Em sua manifestação durante a solenidade em Uberlândia, o executivo informou que a Lactalis injeta R$ 6,5 bilhões ao ano no Interior do Brasil por meio da compra de 2,7 bilhões de litros de leite, pulverizando renda e emprego nas mais diversas e longínquas regiões.

Maior empresa de produtos lácteos do mundo, a Lactalis completou 90 anos de atuação em outubro e lançou seu propósito global de “Nutrir o Futuro”. Entre as metas apontadas, está o cuidado com as pessoas e o planeta. Para isso, a empresa está disposta a transformar o seu negócio, métodos e ferramentas de forma a buscar sistemas mais eficientes e com menor impacto ambiental. A meta é que a produção se torne carbono neutro até 2050. Nos planos do grupo francês também estão investimentos em geração de empregos, desenvolvimento de produção local e qualificação dos talentos alinhados com os valores do grupo: ambição, determinação e simplicidade.

Sobre a Lactalis

A Lactalis é uma empresa familiar francesa criada em 1933 por André Besnier. O Grupo Lactalis é líder no mercado de lácteos, com presença industrial em 52 países, mais de 270 fábricas e 85.500 funcionários. Iniciou suas atividades no Brasil em 2014 com a aquisição da indústria de queijos da Balkis. Ampliou sua atuação em 2015, com a incorporação de ativos selecionados da LBR e Elebat e marcas como Elegê, Parmalat e Batavo. A Lactalis adquiriu, em 2019, a Itambé e, em 2021, a Confepar. Recentemente, fechou aquisição também da DPA. A Lactalis do Brasil oferece aos consumidores produtos lácteos saborosos e de alta qualidade em uma seleção de marcas consagradas, incluindo Batavo, Président, Elegê, Cotochés, Poços de Caldas, Itambé e Parmalat. Atualmente, a Lactalis do Brasil é líder em captação de leite no Brasil. Em constante expansão, a Lactalis mantém 23 unidades fabris espalhadas por oito estados (RS, SC, PR, MG, SP, PE, GO, RJ).

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Contatos de Imprensa Lactalis do Brasil

Guilherme Portella, diretor de Comunicação, CSR e Assuntos Regulatórios da Lactalis do Brasil – guilherme.portella@br.lactalis.com

Carolina Jardine – assessoria de imprensa Lactalis do Brasil – (51) 3224- 0104 – (51) 99911-1342

Fotos: Luiz Crosara/ Divulgação Lactalis

LACTALIS DO BRASIL INAUGURA QUEIJARIA EM UBERLÂNDIA E AMPLIA PRODUÇÃO DE MANTEIGAS

07/11/23
Crédito: Carolina Jardine
Crédito: Carolina Jardine

Uberlândia, 7 de novembro de 2023 – A Lactalis do Brasil inaugurará, nesta quinta-feira (9/11), uma nova fábrica de queijos no Distrito Industrial de Uberlândia, Minas Gerais (MG). Foram investidos R$ 100 milhões na construção da queijaria, contígua à fábrica da Itambé, sua subsidiária integral, que já operava com produção de leite em pó e manteiga. A previsão é processar 1 mil toneladas de queijo ao mês. O investimento também viabilizou a reformulação da fábrica de manteigas, que dobrou a capacidade de processamento de 500 toneladas/mês para 1 mil toneladas/mês. Ao todo, a planta deve aumentar sua recepção de leite para 1,6 milhão de litros por dia e ampliar seu processamento total das atuais 4 mil toneladas/mês para 5,5 mil toneladas nos próximos meses. O evento, marcado para 14h, contará com a presença do Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin, além de outras lideranças e autoridades.

Segundo o presidente da Lactalis para Brasil e Cone Sul, Patrick Sauvageot, com a ampliação, a fábrica passará a gerar mais de 500 empregos diretos e 2.500 empregos indiretos. “Com esse investimento, a Lactalis reforça seus elos com a comunidade e produtores rurais da região de Uberlândia, ampliando empregos e gerando renda de forma sustentável”, salienta.

Maior empresa de produtos lácteos do mundo, a Lactalis completou 90 anos de atuação em outubro e lançou seu propósito global de “Nutrir o Futuro”. Entre as metas apontadas, está o cuidado com as pessoas e o planeta. Para isso, a empresa está disposta a transformar o seu negócio, métodos e ferramentas de forma a buscar sistemas mais eficientes e com menor impacto ambiental. A meta é que a produção se torne carbono neutro até 2050. Nos planos do grupo francês também estão investimentos em geração de empregos, desenvolvimento de produção local e qualificação dos talentos alinhados com os valores do grupo: ambição, determinação e simplicidade.

Sobre a Lactalis

A Lactalis é uma empresa familiar francesa criada em 1933 por André Besnier. O Grupo Lactalis é líder no mercado de lácteos, com presença industrial em 52 países, mais de 270 fábricas e 85.500 funcionários. Iniciou suas atividades no Brasil em 2014 com a aquisição da indústria de queijos da Balkis. Ampliou sua atuação em 2015, com a incorporação de ativos selecionados da LBR e Elebat e marcas como Elegê, Parmalat e Batavo. A Lactalis adquiriu, em 2019, a Itambé e, em 2021, a Confepar. A Lactalis do

Brasil oferece aos consumidores produtos lácteos saborosos e de alta qualidade em uma seleção de marcas consagradas, incluindo Batavo, Président, Elegê, Cotochés, Poços de Caldas, Itambé e Parmalat. Atualmente, a Lactalis do Brasil é líder em captação de leite no Brasil. Em constante expansão, a Lactalis mantém 23 unidades fabris espalhadas por oito estados (RS, SC, PR, MG, SP, PE, GO, RJ).

Empresa assume fabricação de produtos refrigerados Nestlé no Brasil

01/11/23
Crédito: Carolina Jardine
Crédito: Carolina Jardine

Quarta-feira, 01 de novembro de 2023 – A Lactalis do Brasil anuncia, hoje, a conclusão da aquisição da DPA Brasil (Dairy Partners America), joint venture criada entre a Fonterra e a Nestlé. Com o closing da negociação, iniciada em dezembro de 2022 e aprovada pelo CADE em 11 de outubro deste ano, a empresa de origem francesa passa a controlar os centros de distribuição e duas fábricas localizadas em Araras (SP) e Garanhuns (PE), ficando responsável pela fabricação e distribuição de produtos Chambinho, Chamyto e Chandelle. O acordo também prevê uma licença de longo prazo para o uso de marcas da Nestlé, como Ninho, Neston, Molico e Nesfit, exclusivamente para o segmento de lácteos refrigerados.

Segundo o presidente da Lactalis para Brasil e Cone Sul, Patrick Sauvageot, a conclusão do negócio representa um avanço consistente nas operações do grupo no Brasil. “Agora somos uma empresa que fatura R$ 15 bilhões com 10.900 colaboradores e 23 fábricas no Brasil, aumentando nossa responsabilidade com os produtores de leite, talentos, consumidores, parceiros de negócio e comunidades de entorno, dentro do nosso propósito de Nutrir o Futuro!”

A partir de hoje, os quase 1.400 funcionários da DPA serão incorporados ao quadro da Lactalis do Brasil, que também passa a atuar com os distribuidores e centenas de produtores de leite ligados à DPA. “Nas próximas semanas vamos trabalhar para encontrar sinergias entre as empresas, visando acelerar o crescimento de ambas as operações. Nossa visão é consolidar a Lactalis do Brasil como um líder Forte e Responsável na cadeia leiteira do país, capaz de criar valor para todo o segmento. Estamos muito felizes em unir o time extremamente competente da DPA à nossa equipe”, reforçou Patrick Sauvageot, lembrando que, neste mês, o Grupo Lactalis completou 90 anos de operações.

 

Sobre a Lactalis
A Lactalis é uma empresa familiar francesa criada em 1933 por André Besnier. Em 2022, o Grupo Lactalis é líder no mercado de lácteos, com presença industrial em 52 países, mais de 270 fábricas e 85.500 funcionários. Iniciou suas atividades no Brasil em 2014 com a aquisição da indústria de queijos da Balkis. Ampliou sua atuação em 2015, com a incorporação de ativos selecionados da LBR e Elebat e marcas como Elegê, Parmalat e Batavo. A Lactalis adquiriu, em 2019, a Itambé e, em 2021, a Confepar. A Lactalis do Brasil oferece aos consumidores produtos lácteos saborosos e de alta qualidade em uma seleção de marcas consagradas, incluindo Batavo, Président, Elegê, Cotochés, Poços de Caldas, Itambé e Parmalat. Atualmente, a Lactalis do Brasil é líder em captação de leite no Brasil. Em constante expansão, a Lactalis mantém 21 unidades fabris espalhadas por oito estados (RS, SC, PR, MG, SP, PE, GO, RJ).

 

Sobre a DPA
Atuando no mercado de refrigerados lácteos há 50 anos, a DPA é uma das maiores companhias do segmento do Brasil. A empresa, que hoje conta com quase 1.400 funcionários, possui duas fábricas em Araras e Garanhuns, centros de distribuição, sede e equipe de vendas, aposta na fabricação de produtos de alta qualidade com as marcas Nestlé no segmento de refrigerados e detém as marcas Chambinho, Chamyto e Chandelle. A qualidade diferenciada de seus produtos aliada ao compromisso com a inovação torna seus produtos cada vez mais desejados por seus clientes e consumidores.

 

 

Contatos de Imprensa Lactalis do Brasil

Guilherme Portella, diretor de Comunicação, CSR e Assuntos Regulatórios da Lactalis do Brasil – guilherme.portella@br.lactalis.com

Carolina Jardine – assessoria de imprensa Lactalis do Brasil – (51) 3224- 0104 – (51) 99911-1342

Lactalis faz 90 anos, lança propósito global e compromisso de carbono neutro até 2050

20/10/23
Lactalis
Lactalis

Empresa define “Nutrir o Futuro” como seu propósito e apresenta 7 pilares de desenvolvimento global e social

Empresa familiar de origem francesa, a Lactalis completa 90 anos neste dia 19 de outubro de 2023 com o anúncio de um plano global focado em “Nutrir o futuro”. O propósito foi apresentado em evento em Laval, na França, pelo presidente da Lactalis, Emmanuel Besnier. Terceira geração da família à frente dos negócios, ele detalhou os setes pilares que fundamentarão a expansão da companhia nos cinco continentes nos próximos anos. Principal grupo de laticínios do mundo, a Lactalis está presente em 51 países, tem 85.500 funcionários e algumas das marcas mais consumidas no setor de laticínios, como Président, Galbani, Parmalat e Leerdammer. “A Lactalis escolheu nutrir um futuro responsável, comprometendo-se a fornecer os melhores produtos lácteos possíveis. A ideia é apoiar o crescimento de todos e de cada indivíduo, reforçando a parceria com o desenvolvimento local das comunidades onde atua”, destaca documento divulgado pela empresa em alusão à data e elaborado com a colaboração de equipes ao redor do mundo.

“Nosso propósito é fiel a quem somos, ao que nos une e personifica nossa responsabilidade. Com este lema, estamos firmemente focados no futuro, guiados por nossos valores e movidos pela nossa paixão coletiva pelos produtos lácteos, juntamente com a nossa experiência. Isso nos impulsiona a agir ao mesmo tempo que realizamos a escuta de todos os nossos stakeholders“, destaca Besnier.

Entre as metas apontadas está o cuidado com as pessoas e o planeta. A Lactalis está disposta a transformar o seu negócio, métodos e ferramentas de forma a buscar sistemas mais eficientes e com menor impacto ambiental. A meta, estima Bernier, é que a produção do grupo torne-se carbono neutro até 2050. Nos planos do grupo francês também estão investimentos em geração de empregos, desenvolvimento de produção local e qualificação dos talentos alinhados com os valores do grupo: ambição, determinação e simplicidade.

A Lactalis também assumiu, na data de hoje, o compromisso de fazer com que a liderança no setor laticinista mundial sirva de inspiração e exemplo a todo o setor leiteiro como forma de enfrentamento de seus desafios e entraves. A meta é ampliar a oferta de produtos saudáveis e nutritivos a quaisquer que sejam os países onde o grupo está estabelecido e quaisquer que sejam as necessidades e culturas dos povos. A adaptação e criação de novos rótulos também está na lista de prioridades, assim como o estreitamento do diálogo com parceiros e clientes rumo ao desenvolvimento global.

Os 7 pilares do futuro Lactalis:

• Servir pessoas de todo o mundo, garantindo aos consumidores o acesso a uma variedade de produtos saudáveis, nutritivos e de qualidade impecável, quaisquer que sejam os países onde o grupo está estabelecido e quaisquer que sejam as necessidades e culturas dos povos.
• Partilhar sabores, promovendo tradições culinárias, inventando novas receitas para deliciar jovens e adultos e ampliando constantemente a sua gama de produtos para responder às mudanças e à diversidade de usos e sabores.
• Revitalizar as regiões, mantendo a sua forte aposta na produção local, preservando o saber-fazer local e gerando empregos.
• Assumir compromisso com indivíduos talentosos, defendendo a excelência, formando os seus colaboradores e dando-lhes sentido de responsabilidade para construir percursos profissionais individuais e coletivos gratificantes, para satisfazer as suas aspirações.
• Transformar o seu negócio para garantir que as suas organizações, métodos e ferramentas sejam ainda mais eficientes e eficazes, limitando ao mesmo tempo o impacto da sua atividade, a fim de alcançar uma produção carbono neutro até 2050.
• Apoiar os parceiros a desenvolverem uma produção agropecuária virtuosa, ajudando-os a serem tão eficientes quanto responsáveis com o meio ambiente em que trabalham e tornando a atividade atrativa para as gerações atuais e futuras.
• Ser aberto e voltado para o exterior, ouvindo atentamente as expectativas dos seus stakeholders e de todos os integrantes do setor, garantindo que a sua porta esteja aberta ao diálogo e, em conjunto, construindo caminhos para o desenvolvimento e o progresso.

Sobre LACTALIS
O Grupo Lactalis é o principal grupo de laticínios do mundo. Empresa familiar francesa, foi fundada em Laval em 1933. Presente em 51 países e 270 queijarias e laticínios em todo o mundo, seus 85.500 funcionários agregam valor ao leite em todas as suas formas: queijos, leite fresco, iogurte, manteiga e creme, ingredientes e nutrição. No centro da vida cotidiana de milhões de famílias, o Grupo Lactalis oferece produtos com marcas icônicas como Président, Galbani, Parmalat e Leerdammer.

Cade autoriza acordo e Lactalis assumirá DPA

11/10/23
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O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) autorizou a aquisição pela Lactalis do Brasil da DPA Brasil (Dairy Partners America), joint venture criada entre a Fonterra e a Nestlé. A liberação veio na tarde desta quarta-feira (11/10/2023), dez meses após o anúncio de intenção de negócio realizado em dezembro de 2022 e deve garantir que a Lactalis do Brasil assuma centros de distribuição e duas fábricas localizadas em Araras (SP) e Garanhuns (PE), ficando responsável pela fabricação e distribuição de produtos Chambinho, Chamyto e Chandelle. Para essas três marcas, os direitos de propriedade intelectual no país serão transferidos com a aquisição. O acerto também prevê uma licença de longo prazo para o uso de marcas da Nestlé, como Ninho, Neston, Molico e Nesfit, exclusivamente para o segmento de lácteos refrigerados.

Para viabilizar a autorização, a Lactalis do Brasil firmou com o Cade um acordo de controle de concentração no qual se compromete a licenciar a produção de leite fermentado da marca Batavo e de petit suisse Batavinho para o grupo Tirol. O acordo de licenciamento deve ser formalizado em breve e tem duração prevista de sete anos, podendo ser prorrogado por mais três.

Segundo o presidente da Lactalis para Brasil e Cone Sul, Patrick Sauvageot, a efetivação do negócio fortalece todo o setor produtivo. ”Depois da incorporação da Balkis, LBR, da divisão de produtos lácteos da BRF, Itambé e da Confepar, essa aquisição é mais um passo na construção de um líder forte e responsável para a cadeia leiteira do Brasil”, pontuou em vídeo institucional divulgado nas redes sociais da Lactalis do Brasil nesta quarta-feira.

Sauvageot reforçou o compromisso da empresa com o desenvolvimento do Brasil. “Entendemos que o setor lácteo nacional precisa de um líder forte e responsável, para promover uma transformação que ajude a superar suas dificuldades estruturais. Queremos liderar esse processo e levar o leite brasileiro a um novo patamar no mercado mundial. Um lugar que sabemos que só o Brasil tem potencial para ocupar. A Lactalis, líder mundial da cadeia de lácteos, carrega expertise, experiência e capacidade de investimentos para melhorar a eficiência e produtividade do setor”, sinalizou o executivo.

O sinal verde do CADE abre caminho para a finalização da negociação.

Sobre a Lactalis

A Lactalis é uma empresa familiar francesa criada em 1933 por André Besnier. Em 2022, o Grupo Lactalis é líder no mercado de lácteos, com presença industrial em 52 países, mais de 270 fábricas e 85.500 funcionários. Iniciou suas atividades no Brasil em 2014 com a aquisição da indústria de queijos da Balkis. Ampliou sua atuação em 2015, com a incorporação de ativos selecionados da LBR e Elebat e marcas como Elegê, Parmalat e Batavo. A Lactalis adquiriu, em 2019, a Itambé e, em 2021, a Confepar. A Lactalis do Brasil oferece aos consumidores produtos lácteos saborosos e de alta qualidade em uma seleção de marcas consagradas, incluindo Batavo, Président, Elegê, Cotochés, Poços de Caldas, Itambé e Parmalat. Atualmente, a Lactalis do Brasil é líder em captação de leite no Brasil. Em constante expansão, a Lactalis mantém 23 unidades fabris espalhadas por oito estados (RS, SC, PR, MG, SP, PE, GO, RJ). Assim que finalizado o novo acordo, a empresa terá mais de 10.900 colaboradores no Brasil.

Assista ao vídeo aqui.

Foto: Fernando Cascardo/ 44Meia

Parmalat Whey Fit apresenta time de atletas medalhistas para inspirar milhões de pessoas

10/10/23
Jimmie 48 Photograpy
Jimmie 48 Photograpy

Ginasta Rebeca Andrade, canoísta Isaquias Queiroz e a tenista Luisa Stefani são os primeiros integrantes da Jornada pela saúde e bem-estar

São Paulo, outubro de 2023 – A Parmalat Whey Fit, linha de bebidas e suplementos proteicos da Parmalat, dá início, neste mês de outubro, ao recrutamento de seu time de atletas: a ginasta Rebeca Andrade (@rebecaandrade), o canoísta Isaquias Queiroz (@isaquias_lx) e a tenista Luisa Stefani (@luisastefani). Mais do que um patrocinador, a Parmalat Whey Fit estará ao lado dos esportistas e dos consumidores em uma jornada rumo ao lugar mais alto do pódio: uma vida saudável e ativa.

Feita pela marca especialista em leite, a linha Parmalat Whey Fit é a parceira do dia a dia saudável, com uma linha saborosa e com proteínas para ajudar nas necessidades diárias em diferentes momentos da vida. A linha tem a versão pronta para beber nos sabores chocolate, coco com batata doce e baunilha, com 15g de proteína, zero lactose, baixo em gorduras e com menor quantidade de carboidratos e calorias que as principais marcas do mercado. E tem a versão de suplementos em pó nos sabores morango e chocolate, com 21g de proteína, fonte de vitaminas C, D, E, B6 e B12 com 4,6g de aminoácidos BCAA e versatilidade para beber com água, leite ou preparar receitas.

“Nosso objetivo é mostrar a importância de uma alimentação nutritiva para contribuir com a saúde do corpo e da mente para que possamos ir em busca de nossos objetivos, seja ter uma vida saudável e ativa, seja alcançar alta performance no esporte. A proteína tem um papel importante não só na formação dos músculos, mas também na cognição, bem-estar, melhor digestão, entre outros benefícios”, salientou a diretora de Marketing da Parmalat, Silvia Araújo.

A escolha dos atletas para participar do projeto levou em conta o alinhamento com os valores do Grupo Lactalis: ambição, dedicação e simplicidade. O Time Parmalat Whey Fit irá compartilhar sua jornada com seus seguidores por meio das redes sociais, mostrando a rotina de alimentação nutritiva com Parmalat Whey Fit, treinos, hobbies, e outras atividades, além das competições, mantendo o equilíbrio diário para conquistar seus objetivos na vida e no esporte de alta performance. “Queremos inspirar as pessoas a terem uma vida mais saudável e plena. Os atletas são exemplos de foco e dedicação, e vão ajudar a incentivar o público a trilhar um estilo de vida mais saudável e a praticar atividades como o esporte, promovendo saúde e bem-estar. Muitas pessoas precisam de um apoio para adotar uma alimentação melhor e praticar atividade física, e queremos apoiá-las nessa jornada”, completou Silvia Araújo.

Time Parmalat Whey Fit

Rebeca Andrade
Ginasta brasileira de 24 anos natural de Guarulhos (SP). Atleta do Flamengo, se tornou campeã olímpica e foi a primeira ginasta do Brasil a conquistar duas medalhas em uma única edição de Jogos Olímpicos (Tokyo 2020). Em 2021, se tornou a primeira latino americana a conquistar duas medalhas no Mundial de Ginástica (ouro no salto e prata nas barras). Seguiu fazendo história em 2022, quando se tornou a primeira brasileira a conquistar o ouro no individual geral no Campeonato Mundial.

Isaquias Queiroz
Canoísta nascido em Ubaitaba, na Bahia. Atualmente com 29 anos, conquistou medalha de Ouro nos Jogos Olímpicos de 2020 no Japão. Fez história sendo o primeiro atleta brasileiro a levar três medalhas nos jogos do Rio de 2016: duas de prata e uma de bronze.

Luisa Stefani

Tenista paulista de 26 anos. Luisa Veras Stefani conquistou a medalha olímpica em 2020, no Japão, na competição em dupla com Laura Pigossi. É a primeira mulher brasileira a entrar no Top 10 do ranking de duplas da Women’s Tennis Association. (WTA).

 

 

Crédito foto: Jimmie 48 Photograpy

Lactalis mantém coleta e realiza doação

08/09/23
Crédito: Camila Souza/IA Teutônia
Crédito: Camila Souza/IA Teutônia

Com operações fabris no Vale do Taquari, a Lactalis do Brasil manteve, ao longo dos últimos dias, a captação de leite nas propriedades rurais na região. Apesar de algumas estradas estarem interditadas em função das inundações, o diretor de Comunicação Externa, Assuntos Regulatórios e Corporativos na Lactalis do Brasil, Guilherme Portella, informa que rotas alternativas foram adotadas para evitar prejuízos. “Estamos fazendo todo o possível para que não haja perdas aos produtores nesse momento tão difícil”, salientou. Entre os produtores da Lactalis, há registros de rebanhos que foram dizimados pela cheia do Rio Taquari.

A empresa, que tem unidade de produção em Teutônia (RS), cidade a cerca de 40 quilômetros das áreas mais atingidas, realizou nesta quarta-feira (6/9), uma doação de 10 mil litros de lácteos, sendo um pallet de composto lácteo e quatro de leite UHT. “Dois pallets de leite UHT já foram entregues para a Prefeitura Municipal de Teutônia para remessa aos desabrigados”, frisou Portella, destacando a mobilização que o assunto tomou entre os funcionários. A expectativa é que, nos próximos dias, as demais cargas também sejam levadas às comunidades atingidas.

Bem-estar animal e maior compreensão das vacas é o foco da Lactalis do Brasil

03/09/23
Crédito: Carolina Jardine
Crédit. Carolina Jardine

Entender as vacas é o caminho para a garantia do bem-estar animal dentro das fazendas leiteiras. E para isso, destaca o professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e coordenador do canal Traduzindo Vacas, Marcelo Cecim, é preciso estar sempre de olho nos sinais dados por elas. “Uma vaca feliz é uma vaca que está limpa, que cumpre uma rotina de deitar bastante, de ter uma cama seca”, ressalta. Cecim apresentou a produtores alguns dos segredos para compreender os animais em palestra realizada na manhã de quinta-feira (31/8) na Casa da Lactalis do Brasil no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).
O bate-papo com os produtores se propôs a ensinar a forma de pensar da vaca, como ela vê o mundo e os comportamentos apresentados por ela. O professor ainda deu dicas e informações sobre a alimentação dos animais, como água e comida, e trouxe problemas que os mesmos podem expressar e suas soluções. “A vaca faz leite deitada porque é quando rumina, tudo isso acaba impactando tanto na produção, na saúde, na reprodução quanto na expectativa de vida da vaca e, consequentemente, no sucesso da fazenda”, afirma.
O Traduzindo Vacas foi criado por Cecim em 2019 e visa destacar que ninguém conhece melhor uma fazenda do que a vaca que vive lá, bem como ninguém pode conhecer melhor essa vaca do que a pessoa que cuida dela. O programa é um método de análise comportamental e tem parceria com a Lactalis desde 2022. “Nós vamos ter um casamento de longo prazo, pois o que é bem-estar conforme foi definido no CSR na França, que é o padrão mundial da Lactalis está exatamente dentro daquilo que acredito”, ressalta o professor.
Na ocasião, o zootecnista e consultor técnico Bruno Augusto da American Nutrients, parceira da Lactalis, apresentou aos produtores a linha Muucare e seus resultados e benefícios, como a redução da contagem de células somáticas (CCS), bem-estar e melhora de imunidade dos animais.

Futuro do Leite é Verde

31/05/23
O-futuro-do-leite

Depois da implementação de sistemas sustentáveis de manejo de dejetos e de bem-estar animal, é a vez de o produtor de leite olhar para uma nova e potente tendência: o mercado de créditos de carbono. Apesar de ainda estar distante da maior parte das propriedades rurais brasileiras, já se estuda meios de quantificar as emissões de gases do efeito estufa do gado leiteiro e o sequestro de carbono das pastagens e matas para, então, realizar um verdadeiro balanço verde das propriedades. A expectativa é que com uma boa gestão de pastagens nativas e cultivadas, nutrição equilibrada, seleção genética para animais de menor emissão, manipulação da dieta (suplementação com lipídeos) e ruminal (3-NOP e fitoquímicos) seja possível operar em sistemas de créditos positivos. Mais do que um diferencial incrível de mercado para o leite, quem conseguir implementar esse novo modelo pode, inclusive, encontrar uma nova fonte de renda com a comercialização desses créditos ao mercado internacional. O assunto solidificou-se com o avanço da legislação nacional. Em maio de 2022, o governo brasileiro publicou o decreto 11.075, que traz os primeiros norteadores do tema e cria o Sistema Nacional de Redução de Emissões de Gases de Efeito Estufa (Sinare). Mirando esse futuro, a Lactalis do Brasil estuda como construir sistemas viáveis de mitigação entre seus produtores. Testes de emissões e conversão alimentar vêm sendo realizados em Viçosa (MG) na tentativa de encontrar respostas. Preocupação que também faz parte do dia a dia de quem opera com o Clube do Produtor, onde alguns produtos ofertados aos associados já levam o tema em consideração. É o caso da linha Muucare, desenvolvida pela Lactalis em parceria com a American Nutrients. Os compostos estão em teste para confirmar se o blend é capaz de gerar alteração no ciclo de compostos do rúmen, resultando em menores taxas de liberação de metano, redução de CCS e aumento de produtividade. O Muucare Nature, por exemplo, pode ser adicionado ao concentrado em cargas únicas ou fracionadas ao longo do dia. Ao tornar a produção de leite mais eficiente e reduzir as taxas de CCS, o saldo é um melhor aproveitamento do alimento fornecido às vacas, animais mais saudáveis e, por consequência, uma produção mais sustentável. Entre os produtores, o consenso é de que já é hora de o trabalho rural ser reconhecido como agente de preservação do planeta. Uma boa forma de fazer isso é garantir que a preservação das reservas exigidas por lei passe a ser convertida em uma bonificação de carbono. “O produtor que tem reserva de mata nativa deveria ser ressarcido porque está fazendo a sua parte e, muitas vezes, a de mais dois ou três”, sugere o produtor da Lactalis Alan Kist que, ao lado dos pais Sinésio e Dirce e da irmã Beile, administra a Granja Kist, em Santo Cristo (RS). Na propriedade de 100 hectares, a família tem 150 animais em ordenha que produzem, em média, 3,7 mil litros/ dia totalmente a pasto. A área é manejada com 35% de pastagem, 25% de plantio de milho e capiaçu para silagem e 35% em áreas de mata nativa. Os Kist ainda produzem 100% da energia que utilizam na propriedade, onde também destinam o esterco do gado e dos suínos para fertirrigação de lavoura. No Rio Grande do Sul, estudos também vêm sendo conduzidos em busca de uma pecuária leiteira de baixa pegada de carbono pelo Programa Produção Integrada de Sistemas Agropecuários
(PISA). Com 15 anos de atuação a campo, o projeto já atendeu 1.940 propriedades, orientado sobre o uso de tecnologias que mitiguem os gases de efeito estufa. Segundo o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e coordenador da Aliança SIPA, Paulo Carvalho, a geração de créditos no setor lácteo é viável e pode, inclusive, resultar em pagamento por eventuais créditos de carbono gerados. “Temos equipe especializada avaliando o setor lácteo e acredito que, sim, poderemos contribuir para que essa perspectiva se torne realidade”. Segundo Carvalho, a chave está em sistemas onde, simultaneamente, os animais emitam menos metano por leite produzido enquanto os pastos sequestrem a maior quantidade de carbono possível. Para isso, recomenda um manejo do pastejo que favoreça abundante ingestão de folhas verdes, o uso de forrageiras diversas incluindo leguminosas, a maximização do alimento produzido dentro da propriedade e uso de plantio direto e de ureia protegida. Além disso, o manejo dos dejetos, a eliminação de animais improdutivos e a redução da idade à primeira parição também são ações que estão ao alcance do produtor e fazem toda diferença na pegada de carbono da propriedade.

Atenção ao carbono

Créditos
A geração de um crédito de carbono se dá quando uma tonelada de carbono é sequestrada ou deixa de ser emitida na atmosfera.

Genética
Estudos indicam que algumas linhagens e/ou cruzamentos de bovinos têm emissão menor do que outras. Mas, atenção, é essencial correlacionar essa informação com o resultado produtivo de conversão alimentar de forma a encontrar os mais eficientes.

Alimento
A qualidade do alimento ingerido pelos animais está relacionada diretamente às emissões. A ingestão de forragem de qualidade acarreta em menor intensidade de emissão de metano por unidade de leite produzido porque são compostos com níveis de fibra de alta digestibilidade. Também há diferença entre o pasto e a silagem e até entre as próprias espécies de forrageiras. O manejo orientado para facilitar a ingestão dos animais, como o Pastoreio Rotatínuo, reduz a emissão de metano por hectare. Confinamento X Pa sto De forma isolada, a medição de emissão de uma vaca a pasto é, geralmente, menor do que a em confinamento. Contudo, é preciso avaliar os sistemas produtivos como um todo e a produção resultante de cada um. Segundo estudos científicos, sistemas baseados em silagem e concentrado emitem 1,2 kg de CO2 eq/kg de leite produzido, enquanto sistemas baseados em pastos emitem muito menos (0,7 kg de CO2 eq/kg de leite produzido).*

Aditivos
Já estão em uso no mercado aditivos de ação ruminal para diminuir as emissões de metano dos animais. Apesar de auxiliar a mitigar o problema, são vistos como um custo adicional no processo produtivo. A Lactalis está na fase de estudo do Muucare Nature, um produto que, além de reduzir as emissões, deve trazer um ganho em produtividade e melhoria na sanidade dos animais com a redução de CCS.

Manejo do pasto
O correto manejo das pastagens é importante para garantir área foliar que promova crescimento do pasto e fixação de carbono e ciclagem de nutrientes no solo. O ajuste da oferta de forragem e da altura do pasto para se manejar com intensidades de pastejo moderadas converge para alta ingestão de folhas e consequente produção de leite, diminuindo a necessidade de silagem e concentrado. Além de favorecer o balanço de carbono, também diminui custos.

Sistemas Integrados
Áreas de cultivos para grãos ou silagem que rotacionam com pastos e animais produzem mais alimento no mesmo espaço e diminuem a pegada de carbono de cada alimento produzido. Esse efeito “poupa-terra” diminui a necessidade de abertura de novas áreas, evitando a conversão de paisagens nativas e mantendo o carbono estocado.

Inclusão de leguminosas
As leguminosas têm grande importância no aproveitamento do nitrogênio atmosférico. O potencial mitigador dessa prática está relacionado à redução da necessidade de fertilizantes químicos e à diminuição de emissões dos animais pela maior qualidade da dieta.

* PEYRAUD, J.L. The role of grasslands in intensive animal production in north-west Europe: conditions for a more sustainable farming system. In: LEMAIRE, G., HODGSON, J., CHABBI, A. Grassland Productivity and Ecosystem Services. CAB International. p.179-187, 2011.

Consumo do Whey se expande e conquista novos públicos

18/05/23
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O Whey Protein, ou, simplesmente, a proteína de soro do leite, vem ganhando cada vez mais espaço nas prateleiras de produtos funcionais e conquistado a rotina alimentar dos brasileiros. Saindo das academias e indo direto para o dia a dia das famílias, o whey se tornou um aliado na busca por uma alimentação mais saudável para diferentes idades e estilos de vida. Isso porque, apesar de a dosagem ideal de ingestão variar de pessoa para pessoa, dietas ricas em proteínas estão associadas a um maior controle de peso e a um estilo de vida mais saudável. A Lactalis mantém no mercado duas linhas de proteína: a WheyFit, da Parmalat, e a ProWhey, da Itambé. Parte do whey protein do grupo é produzido na unidade da Nutrifont, localizada em Três de Maio (RS). A empresa foi a primeira indústria no Brasil a produzir Whey Protein Concentrate (WPC) com 80% de concentração e, atualmente, também fornece o produto para as principais marcas de nutrição esportiva nacionais.

WheyFit da Parmalat – Menos calorias mais adição de proteína, ele está disponível nas versões em pó nos sabores chocolate e morango. A linha láctea chega nos sabores baunilha, chocolate e coco com batata doce. Os produtos são zero lactose e não têm adição de açúcar. Apresentam também 24% menos calorias, 53% menos carboidratos e 20% menos gorduras totais.

ProWhey da Itambé – Apresentada na versão bebida láctea, pode ser consumida nos sabores baunilha e chocolate. Cada embalagem de 200 ml proporciona o consumo de 22 gramas de proteína. Não tem açúcar na sua composição, são zero lactose e contém baixo teor de gordura.

12/05/23

Lactalis apresenta linha Whey Fit na Arnold South America

14/04/23
Crédito: Carolina Jardine
Crédito: Carolina Jardine

A Lactalis do Brasil apresenta, esta semana, sua linha de suplementos nutricionais durante a Arnold South America, maior evento de nutrição esportiva, saúde, esportes, lutas, performance, equipamentos, produto e serviços fitness da América do Sul. A exposição, que será realizada no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), de 14 a 16 de abril, reúne empresas de diferentes nichos e espera mais de 85 mil visitantes.

Aproveitando o alto potencial de expansão de consumo de whey no mercado brasileiro, a Lactalis irá expor em seu estande a linha Parmalat WheyFit, que oferece opções em pó para preparo pela própria pessoa e opções prontas para o consumo imediato. Os itens são produzidos com base no whey protein fabricado na unidade da Nutrifont, localizada em Três de Maio (RS). A empresa foi a primeira indústria no Brasil a produzir Whey Protein Concentrate (WPC) com 80% de concentração e, atualmente, também fornece o produto para as principais marcas de nutrição esportiva nacionais.

Saindo das academias e indo direto para o dia a dia das famílias, o whey se tornou um aliado na busca por uma alimentação mais saudável para diferentes idades e estilos de vida. Isso porque, apesar de a dosagem ideal de ingestão variar de pessoa para pessoa, dietas ricas em proteínas estão associadas a um maior controle de peso e a um estilo de vida mais saudável. “A Nutrifont tem ampla capacidade para atender a esse mercado crescente e estamos consolidando tanto as linhas de produtos fabricados pela Lactalis em suas diferentes marcas quanto fortalecendo a fábrica como fornecedora de whey a todo o mercado de compostos funcionais”, frisou a diretora de vendas e markentig da Nutrifont, Mariza Sant’Ana.

Durante a feira, as equipes da Lactalis e Nutrifont estarão explicando aos visitantes sobre a utilização da lactose e WPC 80 no desenvolvimento de alguns produtos e seus benefícios relacionados a uma nutrição esportiva e clínica. A estratégia também é reforçar as peculiaridades dos ingredientes lácteos Nutrifont, que são produzidos utilizando como matéria-prima o soro de leite fresco de alta qualidade processado na fábrica de queijos em Três de Maio (RS).

Com alto grau de automação, a fábrica garante qualidade e padronização da produção. A moderna planta de processamento com equipamentos de última geração conta com tecnologia de filtração por membranas para produção do Concentrado Proteico de Soro de Leite – WPC, desidratado através de processo de secagem “Spray Dryers”. Além disso, todos os produtos possuem certificações Kosher e Halal.

WheyFit da Parmalat – A marca Parmalat, conhecida por atuar na busca por uma inovação com funcionalidade e sabor, apresenta a linha de alta proteína Parmalat Whey Fit nas versões em pó (sabores morango e chocolate) e pronta para consumo imediato (sabores chocolate, coco com batata doce e baunilha). Na opção pronta para consumo, o seu diferencial comparado aos demais rótulos existentes no mercado é que possui um maior teor de proteína que carboidratos e menos calorias.
Sobre a Lactalis
Empresa familiar francesa criada em 1933 por André Besnier. O grupo é líder no mercado de lácteos, com presença industrial em 52 países, mais de 270 fábricas e 85.500 funcionários. Iniciou suas atividades no Brasil em 2014 com a aquisição da indústria de queijos da Balkis. Ampliou sua atuação em 2015, com a incorporação de ativos selecionados da LBR e Elebat e marcas como Elegê, Parmalat e Batavo. A Lactalis adquiriu, em 2019, a Itambé e, em 2021, a Confepar. A Lactalis do Brasil opera com as marcas Batavo, Président, Elegê, Cotochés, Poços de Caldas, Itambé e Parmalat. Atualmente, a Lactalis do Brasil é líder em captação de leite no Brasil, somando 2,9 bilhões de litros de leite/ano. Em constante expansão, mantém 23 unidades fabris espalhadas por oito estados (RS, SC, PR, MG, SP, PE, GO, RJ).

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Contatos de Imprensa Lactalis do Brasil
Guilherme Portella, diretor de Comunicação, CSR e Assuntos Regulatórios da Lactalis do Brasil – guilherme.portella@br.lactalis.com
Carolina Jardine – assessoria de imprensa Lactalis do Brasil – (51) 3224- 0104 – (51) 99911-1342

Itambé é eleito o melhor leite condensado do mercado

17/03/23
O-PREFERIDO-DO-MERCADO

O leite condensado Itambé foi eleito o melhor do mercado brasileiro em um teste às cegas. Para chegar a esse veredito, o suplemento Paladar, do jornal O Estado de S. Paulo, convocou cinco confeiteiros para avaliarem um brigadeiro feito com oito marcas de leite condensado selecionadas. Um sabor de infância, foi o que o leite condensado Itambé trouxe para os jurados, além da aparência brilhante e textura sedosa.

Os jurados foram Lu Bonometti, da Casa Bonometti; Bertrand Busquet, chef diretor da Chocolate Academy; Juliana Motterda Maria Brigadeiro; Rodrigo Ribeiro, professor de confeitaria e Rafael Aoki, do Quincho, restaurante que foi a sede das degustações.

Foram avaliados textura do produto puro, desempenho na panela, rendimento e características do doce e, claro, o sabor tanto do brigadeiro quanto do produto em sua versão original.

Cooperativa Languiru e Lactalis firmam parceria de captação no RS

15/03/23
Parceria Lactalis-Languiru

A Cooperativa Languiru, de Teutônia (RS), e a Lactalis do Brasil firmaram parceria para potencializar a produção de lácteos no Rio Grande do Sul e ampliar a assistência aos produtores rurais gaúchos. Pelo acordo, a Languiru fornecerá à Lactalis, em um contrato de longo prazo, todo volume de leite in natura de seus produtores rurais, em uma região estratégica, onde a produção é altamente qualificada. A parceria garantirá o pagamento aos produtores e transportadores de leite e apoiará a Languiru em projetos que visem a melhoria da produtividade e qualidade no campo, em defesa da bacia leiteira local. Na mesma linha, a parceria estabelecida permitirá que as empresas trabalhem em regime de cooperação para fortalecimento de seus programas de fomento: o Clube do Produtor Lactalis e o Agrocenters Languiru, buscando a ampliação da assistência técnica nas regiões de atuação da Languiru.

O acordo contempla, também, a produção de lácteos pela Lactalis para Languiru, otimizando os custos industriais para ambas as empresas e permitindo acesso a uma maior diversificação de portfólio à cooperativa. Nessa reestruturação, a Lactalis tentará absorver o maior número de colaboradores possíveis em suas atividades industriais de lácteos.

Por outro lado, os funcionários Lactalis da região terão acesso a um convênio firmado com os supermercados, farmácias e agrocenters da Languiru, fortalecendo os laços de parceria entre as empresas e valorizando a economia de toda sociedade local.

O presidente da Languiru, Dirceu Bayer, aponta que a parceria com a Lactalis faz parte do processo de reposicionamento da cooperativa. A proposta é garantir ainda mais dinamismo para as atividades de campo, colaborando para a elevação da eficiência e da renda dos produtores. “Nosso projeto é garantir que a Languiru continue produzindo mais e melhor. Em conjunto com a Lactalis do Brasil, vamos reinvestir em nossa estrutura e assegurar a longevidade e o fortalecimento de uma produção que é forte e consolidada na região. Unidos, iremos trabalhar fortemente para recuperação de produtores e ampliação da bacia leiteira da cooperativa em suas diversas regiões de atuação”, completou.

Segundo o CEO da Lactalis no Brasil, Roosevelt Júnior, o acerto com a Languiru segue modelo exitoso já adotado pelo grupo em outras regiões do Brasil, a exemplo de parcerias com as Cooperativas CCPR em Minas Gerais e Cativa, no Paraná. “Esse acordo fortalece a bacia leiteira gaúcha, e todos os lados saem ganhando. Vamos unir a expertise da Languiru no campo e a eficiência produtiva da Lactalis, que vem se somando a cooperativas no fomento à produção de lácteos nas principais regiões produtoras do Brasil. Isso contribui com os objetivos estratégicos do grupo no país, que busca constituir uma liderança responsável no mercado que ajude no contínuo processo de melhoria da produtividade e qualidade do leite no campo e, também, para a manutenção de cooperativas fortes e representativas juntos aos produtores rurais”, frisou.

Cooperativa Languiru – Fundada em 1955, a Cooperativa Languiru tem sede em Teutônia (RS). Atua no setor de laticínios, aves, suínos, embutidos e rações, além de operações em supermercados, farmácias e postos de combustíveis. Atualmente, tem 6 mil associados, 3 mil colaboradores e gera cerca de 50 mil empregos indiretos.

Lactalis – Empresa familiar francesa criada em 1933 por André Besnier. O grupo é líder no mercado de lácteos, com presença industrial em 52 países, mais de 270 fábricas e 85.500 funcionários. Iniciou suas atividades no Brasil em 2014 com a aquisição da indústria de queijos da Balkis. Ampliou sua atuação em 2015, com a incorporação de ativos selecionados da LBR e Elebat e marcas como Elegê, Parmalat e Batavo. A Lactalis adquiriu, em 2019, a Itambé e, em 2021, a Confepar. A Lactalis do Brasil opera com as marcas Batavo, Président, Elegê, Cotochés, Poços de Caldas, Itambé e Parmalat. Atualmente, a Lactalis do Brasil é líder em captação de leite no Brasil, somando 2,5 bilhões de litros de leite/ano. Em constante expansão, mantém 21 unidades fabris espalhadas por oito estados (RS, SC, PR, MG, SP, PE, GO, RJ).

Ação foca no empoderamento feminino para combate à violência

13/03/23
Foto: Paula Medeiros

O empoderamento feminino é um dos caminhos apontados como forma de combater a violência contra a mulher no Brasil. A posição é defendida pela idealizadora da ONG Justiça de Saia, a advogada e ex-promotora de Justiça Gabriela Manssur, que palestrou para colaboradores da Lactalis do Brasil na quarta-feira (08/03), Dia Internacional da Mulher.

Além de marcar a programação do Dia Internacional da Mulher, a palestra também foi o momento de apresentar a parceria entre o Projeto Justiceiras e a Lactalis. Por meio do uso de um QR Code em 200 milhões de caixas de leite UHT das marcas Parmalat, Elegê, Batavo e Itambé, será possível acionar uma rede de apoio multiprofissional e realizar denúncias. Após o lançamento da campanha, que tem o mote “Por elas, para elas”, a iniciativa chamou a atenção de influenciadores nas mídias digitais ao longo do dia. “As mulheres também têm o direito de ocupar cargos de liderança, a se dedicar a uma causa”, afirmou Gabriela.

“O leite é um produto para todos, e esse é o foco do projeto das Justiceiras: assegurar os direitos das mulheres e, ao garanti-los, assegurar também a segurança de seus filhos e de toda a sociedade”, observou o presidente da Lactalis para o Brasil e Cone Sul e entusiasta da iniciativa Patrick Sauvageot. “O projeto chega como forma de valorização e empoderamento de nossas funcionárias e, mais do que isso, como uma ação focada em segurança e saúde pública. O Compliance Feminino está alinhado com o conceito internacional da companhia, que prima por uma produção forte e responsável junto às comunidades em que atua e pelo respeito a todos os brasileiros, em especial às mulheres”, completou.

As caixas de leite UHT com o QR Code especial do projeto devem chegar à casa de 8 milhões de brasileiros. As denúncias feitas através do QR Code são encaminhadas para o grupo de trabalho das Justiceiras, que junto às instituições parceiras auxilia em medidas judiciais e atendimento profissional.

Foto: Paula Medeiros